Dois aeroportos em Santa Catarina devem parar a partir de segunda-feira

Está marcada para segunda-feira (09), o início da greve de funcionários da estatal NAV Brasil, que cuida dos serviços de controle aéreo no país. A paralisação deve afetar 23 aeroportos, entre eles dois em Santa Catarina: Lauro Carneiro De Loyola, em Joinville, e Ministro Victor Konder, em Navegantes.

O SNTPV (Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Voo) informou que a categoria deve paralisar, diariamente, por uma hora, das 7h às 8h, nos primeiros sete dias da greve.

A partir de 16 de outubro, caso não haja uma resolução, haverá dois períodos de paralisação, de 7h às 8h e de 18h às 19h. A greve vai afetar principalmente as decolagens de voos nesses horários. A NAV Brasil tem 1.698 empregados e conduz 38% dos pousos e decolagens no país.

A nova estatal foi criada pelo governo Jair Bolsonaro em dezembro de 2020 a pedido dos militares, e é resultado da divisão da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), que cuida da administração dos aeroportos ainda não privatizados no país.

Greve pode afetar turismo em SC

A categoria pede 8,5% e melhorias nas condições do auxílio à saúde e concursos para áreas administrativas e operacionais. A NAV Brasil propôs um reajuste de 4,83% aos empregados.

A categoria explicou que as greves serão informadas com antecedência a empresa aéreas, a outros sindicatos relacionados, ao Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), entre outros, e que serão mantidos os serviços inadiáveis.

A paralisação pode afetar diretamente os turistas que vêm a Oktoberfest pela proximidade do aeroporto de Navegantes com Blumenau.

Por nd+