Sindaf SC lança campanha sobre finanças públicas com o apoio da Fazenda

O que você tem a ver com as finanças públicas? Com a proposta de conscientizar os cidadãos sobre a importância de entender onde e como são investidos os recursos arrecadados pelo Estado, o Sindicato dos Auditores Estaduais de Finanças Públicas (Sindaf SC) lançou uma campanha para mostrar que todos nós temos tudo a ver com o assunto.

A pergunta é o ponto de partida para esclarecer conceitos relacionados ao processo de gestão das contas públicas e mostrar o compromisso conjunto da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC) e da categoria com a evolução de processos, além da capacitação e qualificação dos servidores que atuam na área.

A campanha prevê a realização de agendas conjuntas com os demais poderes e entidades ligadas às finanças do Estado. O objetivo é ampliar o alcance da mensagem, levando os esclarecimentos ao maior número de cidadãos. As ações serão repercutidas em publicações nas redes sociais, na mídia e na divulgação da campanha em outdoors.

Apresentado ao projeto, o secretário Cleverson Siewert garantiu o apoio da Fazenda à iniciativa. “Falar sobre finanças públicas e despertar a atenção dos cidadãos para o tema é um desafio, mas acredito que a campanha é mais um passo importante que estamos dando no caminho da conscientização da sociedade para o tema, a exemplo do que já vem sendo feito pelos auditores de finanças com o Balanço Geral do Estado e o Balanço Cidadão. Importante também a iniciativa do Sindaf”, reforça.

A nova campanha do Sindaf SC surgiu a partir da vivência dos auditores de finanças, que diariamente assumem o desafio de gerir as finanças públicas de Santa Catarina e de transformar dados em informações. Além de contribuir para a tomada de decisão dos gestores, o resultado deste trabalho precisa ser acessível e compreensível aos cidadãos.

“Queremos estimular os cidadãos a exercerem seu direito de acesso à informação e praticarem a responsabilidade de acompanhar a gestão, sabendo e entendendo como se desenvolve o processo”, explica o presidente do Sindaf SC, auditor de finanças Sandro Medeiros Alves.

A gestão das finanças públicas cria condições para que os recursos disponíveis nos cofres do Estado possa ser investido em diferentes áreas e ações. É neste processo, por exemplo, que o Poder Executivo repassa recursos aos Municípios. A mesma gestão garante ainda o pagamento de despesas e dos fornecedores do Estado. É com a administração do dinheiro público que o Governo do Estado estrutura e viabiliza o custeio de projetos e programas de desenvolvimento e de apoio às pessoas, aos novos negócios e ao setor produtivo. O objetivo, no final das contas, é viabilizar a efetivação de políticas públicas voltadas à população.