IFSC abre inscrições para 35 cursos de Ensino Médio Técnico

Estão abertas as inscrições para 35 cursos técnicos integrados (Médio Técnico) que terão seleção por prova (Edital de Ingresso n° 05/Deing/2024/1) e oito com seleção por sorteio (Edital de Ingresso n° 06/Deing/2024/1). São mais de 1,5 mil vagas em Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Palhoça, São Carlos, São José, São Miguel do Oeste e Xanxerê. Todos os cursos são gratuitos.

As inscrições devem ser feitas até 23 de outubro, por meio do Portal de Inscrições do IFSC, disponível neste link.  Para a seleção por sorteio, não há taxa de inscrição. Como o processo seletivo do Edital de Ingresso n° 05/Deing/2024/1 é por prova, é cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 55,00. Esse valor deve ser pago por meio do boleto emitido no processo de inscrição. O último dia para pagamento da taxa é 24 de outubro.

Candidatos inscritos no CadÚnico para Programas Sociais do Governo Federal, doadores de sangue ou que comprovarem ser integrantes de família de baixa renda podem solicitar isenção do pagamento da taxa. Isso deve ser feito no ato da inscrição. Quem for solicitar isenção só pode fazê-lo até 16 de outubro.

Candidatos que precisam de condições especiais para realizar a prova podem fazer a solicitação no momento da inscrição. Esses casos se aplicam a pessoas cegas, com baixa visão, surdas, com deficiência física ou problemas de mobilidade, com dificuldades para preencher o cartão resposta, lactantes, em privação de liberdade ou outras condições. No dia 30 de outubro será divulgada a lista das solicitações que poderão ser atendidas.

Cotas

Metade das vagas ofertadas são reservadas a candidatos provenientes de escolas públicas. Há ainda cotas para estudantes com baixa renda, com deficiência ou autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Para participar do processo seletivo pelo sistema de cotas, essa opção deve ser feita no momento da inscrição.

Sobre a prova

Para os cursos que possuem prova, o exame de classificação será realizado em 19 de novembro. O acesso ao local de prova deve ser feito até 13h45. Os locais de prova serão divulgados em 30 de outubro. A prova terá 24 questões de múltipla escolha sobre conteúdos do ensino fundamental: oito questões de Língua Portuguesa, oito de Matemática e oito de Ciências Humanas. Os candidatos terão até quatro horas para realizar a prova. Para o exame, os candidatos devem levar um documento oficial de identidade com foto e caneta esferográfica azul (feita de material externo transparente). É possível consultar as provas e gabaritos de exames anteriores no Portal do IFSC.