Congresso dos Municípios começa nesta quarta-feira

Nova Lei de Licitações, parcerias público privadas, segurança pública, fontes de financiamento, desafios da saúde catarinense e Transferências Especiais Voluntárias aos municípios, as TEVs.

Esses são alguns dos temas que serão abordados durante o Congresso das Associações, Consórcios e Municípios de Santa Catarina (Comac-SC), entre os dias 27 e 29 de setembro. O Governo do Estado estará presente com um estande em que integrará diversas áreas do governo para que as secretarias ampliem a proximidade com as cidades catarinenses. O evento é promovido pela Federação dos Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (Fecam), com a expectativa de reunir mais de 5 mil pessoas na Arena Opus, em São José.

“O governador Jorginho Mello sempre nos determina que o Estado precisa estar próximo aos pleitos dos Catarinenses, e ninguém sabe melhor das necessidades da cidade precisa do que o prefeito. O Comac vai ser mais uma oportunidade para estreitar essa relação” disse o secretário da Casa Civil, Estêner Soratto.

O evento é promovido pela Federação dos Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (Fecam), com a expectativa de reunir mais de 5 mil pessoas na Arena Opus, em São José. A edição deste ano terá como tema “Conectando cidades, construindo o futuro”. Ao longo de três dias de evento, serão realizadas palestras, mesas redondas, oficinas e debates sobre temas pertinentes à administração pública nas áreas da inovação, sustentabilidade e gestão eficiente.

“Toda a agenda do evento foi pensada de modo a contemplar os temas mais urgentes da administração pública municipal, com atenção às principais demandas levantadas nas nossas conversas com prefeitos, secretários e servidores públicos”, destaca a presidente da Fecam, Milena Lopes, prefeita de Vargem.

Entre os destaques da agenda de eventos que contam com a presença de representantes do governo estadual, estão painéis sobre segurança nas escolas, transferências de recursos aos municípios por meio do TEV e também sobre a saúde pública catarinense, com a participação da secretária Carmen Zanotto.

A busca de oportunidades além das fronteiras brasileiras também é um dos destaques que o Governo de Santa Catarina busca levar no estande que terá no evento. “Ninguém melhor do que o município para ‘se vender’ perante o mundo. Isso será feito de forma integrada e coordenada, de acordo com a visão inovadora do governador Jorginho Mello”, explica o secretário de articulação internacional de Santa Catarina, Juliano Froehner.