A segunda-feira (25) é de tempo encoberto, com a presença de nevoeiros em algumas regiões de Santa Catarina. Conforme o boletim meteorológico da Defesa Civil, há condições para chuvas entre o Planalto e o Litoral Sul, que podem ocorrer de maneira intensa e em curto intervalo de tempo.
Além disso, ao longo desta tarde as instabilidades avançam para o restante do Estado. Essa condição provoca pancadas de chuva e temporais isolados, principalmente entre o Oeste e os planaltos, onde as temperaturas seguem bem altas.
As mínimas variam entre 14°C e 19°C do Meio-Oeste ao Litoral e oscilam entre 19°C e 26°C no Oeste e Extremo-Oeste. As máximas variam entre de 30°C e 39°C no Grande Oeste e no Planalto Norte e marcam 18°C e 29°C nas demais áreas.
Conforme o meteorologista Piter Scheuer, essa primeira semana da primavera deverá apresentar condições climáticas bem variadas. Conforme o meteorologista a atmosfera segue tentando se manter em equilíbrio constante, por isso esse calor e altos índices de umidade podem disparar eventos climáticos mais severos ao longo da semana.
Scheuer aponta que podem ocorrer intensas chuvas, queda de granizo e ventanias em algumas regiões do Estado, em especial a partir desta terça-feira (26), quando uma nova frente fria chega e promete trazer chuvas em todas as regiões de Santa Catarina.
Avanço de frente fria na noite desta terça-feira em Santa Catarina
A terça-feira (26), conforme a Defesa Civil, inicia novamente com formação de nevoeiros pelo Estado e com ocorrência de chuva, que em alguns momentos vem com bastante intensidade em curto período de tempo dos planaltos ao Litoral catarinense.
Ainda, conforme o órgão, o aprofundamento de uma baixa pressão atmosférica e o avanço de uma frente fria entre a noite da terça e a madrugada da quarta-feira (27), favorecem a intensificação das instabilidades do Meio-Oeste ao Litoral do Estado.
No Grande Oeste catarinense, são esperados temporais mais localizados, enquanto nas áreas da metade Leste, as chuvas podem ser mais intensas, principalmente próximo à divisa com o Rio Grande do Sul.
As temperaturas mínimas variam entre 19°C e 28°C no Oeste e Extremo-Oeste, marcando entre 14°C e 21°C nas outras áreas. As máximas variam entre 29°C e 41°C no Grande Oeste e no Planalto Norte e marcam entre 17°C e 30°C no restante do Estado.
Ventos com rajadas de até 70 km/h
Os ventos sopram de quadrante Norte/Noroeste no Grande Oeste e de quadrante Leste/Nordeste dos planaltos ao Litoral, com intensidade moderada a forte, com rajadas entre 40 e 70 km/h. Além disso, a Defesa Civil aponta que pontualmente as rajadas de vento podem passar estes valores ao longo da tarde no Grande Oeste, planaltos, no Litoral Sul e na Grande Florianópolis.
Quarta-feira com chuvas intensas e temporais isolados
A quarta-feira (27), inicia com tempo instável e ocorrência de pancadas de chuva e de temporais isolados que podem vir acompanhados de raios, rajadas de vento, queda de granizo e de chuva pontualmente intensa em curtos períodos de tempo no Estado.
De acordo com a Defesa Civil, as chuvas começam pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e avançam para o restante do Estado ao longo do dia. Já no período da noite, as instabilidades se afastam para o oceano e perdem força até as chuvas cessarem.
As temperaturas mínimas ficam entre 18°C e 21°C na costa catarinense entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte e marcam entre 14°C e 19°C no restante do Estado. As máximas marcam entre 15°C e 19°C do Grande Oeste ao Planalto Sul e variam entre 20°C e 31°C nas demais áreas.
Quinta-feira com ventos intensos em Santa Catarina
Na quinta-feira (28) os ventos seguem soprando nas áreas costeiras de direção sul com intensidade moderada a forte entre a madrugada e a manhã. Contudo, de acordo com a Defesa Civil, conforme a tarde se aproxima e a áreas de baixa pressão aprofundada se afasta em direção ao alto mar, as rajadas de vento perdem força e passam a soprar de Leste em todas as regiões com intensidade fraca a moderada.
A sexta-feira (29) segue com tempo instável e ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados ao longo de todo o período.