Governo de SC participa de Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação no Rio de Janeiro

Evento começa nesta quarta-feira e vai discutir os desafios da comunicação governamental, com foco nas fakes News

Durante dois dias, o Rio de Janeiro será sede do 2° Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, que reunirá representantes do setor das sete regiões do Brasil para debater os desafios da comunicação governamental, com foco principal nas fake news. Representando Santa Catarina, participa o secretário de Estado da Comunicação, João Debiasi.

A abertura do evento foi feita pelo governador do RJ Cláudio Castro e pelo secretário de Comunicação, Igor Marques, no Palácio das Laranjeiras, com a presença de mais de 100 jornalistas convidados. Ao final do encontro, nesta quinta-feira, 21, em uma cerimônia no Cristo Redentor, será apresentada uma carta-compromisso para o enfrentamento à desinformação.

“Uma diretriz que o governador Jorginho Mello sempre nos passou é que devemos fazer Santa Catarina interagir e se mostrar protagonista em questões nacionais. Aproveitamos para trazer a nossa experiência, nossas potencialidades na área de comunicação. Iremos discutir tendências, mas sobretudo, premissas que definem políticas de comunicação, para que a comunicação pública seja a mais efetiva possível”, ressaltou o secretário de Estado da Comunicação, João Debiasi.

“É gratificante receber secretários de Comunicação de mais de 20 estados em nossa casa e apresentar a eles um pouco do trabalho que realizamos no Rio de Janeiro. Tenho certeza de que sairemos desse encontro com mais ferramentas para contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas”, frisou o secretário de Comunicação do Rio de Janeiro, Igor Marques.

O primeiro painel foi realizado nesta quarta, após a abertura do Fórum, e teve como tema “O Brasil e os desafios das gestões estaduais no combate às fake news”. Nesta quinta-feira, 21, no Palácio Guanabara, haverá os painéis “Foco no digital: do processo licitatório ao diálogo com a população” e “Rádios comunitárias: da regulamentação à divulgação das notícias”.

O encontro também inclui a apresentação do projeto do Centro de Mídia do GovRJ, que está sendo construído na sede do governo e vai abrigar todos os setores da Comunicação do Estado do Rio.

“A segunda edição do fórum representa a importância do conselho para o serviço público. Todos nós estamos unidos para fortalecer a comunicação institucional e a democracia. No evento, realizaremos uma discussão mais profunda de como podemos contribuir para que a sociedade siga avançando”, disse o presidente do Conselho das Secretarias Estaduais de Comunicação, André Curvello, secretário de Comunicação da Bahia.