Comitiva catarinense trata de educação e comércio no Sul da Itália

Após uma série de reuniões em Roma, onde foi acordada a instalação de uma representação consular italiana em solo catarinense, assim como discutidos acordos econômicos e educacionais, a comitiva da Assembleia Legislativa de Santa Catarina está nesta segunda-feira (11) em Reggio Calabria, no extremo sul da Itália.

Formada pelo presidente do Parlamento Catarinense, deputado Mauro De Nadal (MDB), pelo coordenador da Frente Parlamentar Santa Catarina-Itália, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), e pelos deputados Egídio Ferrari (PTB) e Rodrigo Minotto (PDT), a comitiva tratou de economia e educação no primeiro dia no sul.

Pela parte da manhã, o grupo se reuniu com o reitor da Università degli Studi Mediterranea, professor Giuseppe Zimbalatti, na sede da instituição, onde foram renovados os acordos de cooperação já existentes com a Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Entre os principais pontos dos documentos, destacam-se os intercâmbios culturais, de conhecimento e entre estudantes.

Além disso, houve uma apresentação dos potenciais da Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó) pelo presidente da Câmara de Comércio Santa Catarina-Itália, Tullo Cavallazzi. O intuito é assinar um futuro acordo também com a instituição do Oeste.

Em seguida, o encontro foi na Università per Stranieri Dante Alighieri, especializada na formação do idioma italiano. A conversa foi com o pró-reitor Salvatore Loprevite. A proposta, igualmente, é realizar um acordo de cooperação com instituições catarinenses.

Comércio também na pauta

À tarde, os deputados se dedicaram a questões comerciais. O primeiro encontro foi com o presidente da Associação da Indústria da Província de Reggio Calabria (Confindustria), Domenico Vecchio. Em seguida, reuniram-se com a Câmara de Comércio de Reggio Calabria.

Em ambos os encontros, foram apresentados os dados econômicos de Santa Catarina, assim como discutidas futuras parcerias comerciais entre Santa Catarina e a província italiana.

Avaliação

Os integrantes da comitiva fizeram um balanço positivo da passagem por Reggio Calábria. “Com essas visitas, abrirmos as portas do estado para parcerias que são importantes para gerar desenvolvimento e oportunidades para Santa Catarina”, destacou Nadal.

Egídio Ferrari (PTB) afirmou que as visitas às universidades e à câmara de comércio foram muito produtivas. “Celebramos convênios que levam desenvolvimento para a nossa região e para o estado”, disse.

Rodrigo Minotto (PDT) considerou que as visitas estreitaram os relacionamentos com instituições italianas que são importantes para Santa Catarina.

Já Dr. Vicente Caropreso (PSDB) acredita que a agenda desta segunda-feira superou as expectativas. “Estamos abrindo a possibilidade de mais universidades catarinenses participarem de convênios com as universidades italianas”, destacou.

Acordo também entre Alesc e Parlamento Regional da Reggio Calabria

Nesta terça-feira (12), ocorre a assinatura do termo de cooperação entre a Assembleia Legislativa de Santa Catarina e o Conselho Regional da Calábria. O documento é focado no desenvolvimento humano, econômico, sustentável e institucional entre os parlamentos.