Novo porto de cruzeiros em Balneário Camboriú recebe licença ambiental do IMA

O BC Port, novo porto de cruzeiros em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de SC, recebeu a Licença Ambiental de Instalação (LAI) do Instituto do Meio Ambiente (IMA). O projeto deve ser implementado em um prazo de 30 meses, com investimentos estimados de R$ 456,3 milhões.

O terminal terá capacidade de receber, simultaneamente, dois transatlânticos com capacidade de 4.000 passageiros cada.

O projeto, que irá envolver cerca de 650 trabalhadores, contará com um hotel de seis estrelas, área de lazer, centro comercial com lojas e restaurantes, além de um heliponto.

A ideia é que o porto turístico traga ainda mais investimentos de companhias de cruzeiros para a região e impactos positivos no setor turístico.

O empreendimento terá de seguir um programa ambiental para operar em condições de segurança, evitando danos ambientais às áreas de trabalho e seu entorno, estabelecendo ações para prevenir e reduzir os impactos identificados e promover medidas mitigadoras e de controle.

Supervisões diárias e inspeções de campo serão realizadas na obra para detectar não conformidades e dar mais segurança ao projeto. Qualquer situação registrada será notificada ao empreendedor para análise, e registros das atividades serão apresentados mensalmente.

“Todo processo de licenciamento ambiental é conduzido pelo IMA de forma célere com transparência e dedicação técnica dos nossos servidores, e a emissão de uma licença como essa, atesta que as exigências impostas pela legislação ambiental estão sendo cumpridas para o pleno controle ambiental da atividade e garantia da preservação da biodiversidade”, explica a presidente do IMA, Sheila Meirelles.