Apagão deixa cidades de todo o Brasil sem luz na manhã desta terça-feira; entenda

Uma queda de energia por todo o país pegou os brasileiros de surpresa na manhã desta terça-feira (15). O apagão nacional ocorreu por volta das 8h40 e os internautas, de Norte a Sul, não demoraram a ir às redes sociais para relatar a falta de luz. Em algumas cidades, o blecaute durou apenas alguns minutos, enquanto outras seguem bastante afetadas.

Somente em Santa Catarina, às 8h56, 526 mil unidades consumidoras estavam sem energia durante o apagão. A região mais afetada foi o Oeste, onde ocorreu o maior número de desligamentos acidentais por área.

O número de unidades sem luz caiu 20 minutos depois, quando cerca de 469 mil residências continuavam sem luz por causa do apagão. Às 9h30, 236 mil unidades consumidoras seguiam sem energia no Estado.

Entenda a causa do apagão

A Celesc informou que o problema ocorrido foi um Erac (Esquema Regional de Alívio de Carga), um sistema especial de proteção específico para o corte de carga por meio de subfrequência do sistema a valores preestabelecidos.

Na prática, é um “corte de energia” para aliviar o sistema nacional para manter o equilíbrio entre geração e consumo. Vinte estados mais o Distrito Federal foram afetados pelo apagão desta terça, diz a Celesc.

A companhia destaca que ainda não há informações oficiais da causa que levou a atuação do ERAC, mas que o fornecimento de energia está sendo restabelecido pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Confira a nota na íntegra:

“A Celesc informa que por volta das 08h30min uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional provocou a atuação do ERAC interrompendo o fornecimento de energia em Unidades Consumidoras por todo o Estado.

O ERAC – Esquema Regional de Alívio de Carga é um sistema nacional especial de proteção específico que atua para manter o equilíbrio entre geração e consumo de energia. Destacamos que trata-se de um problema relacionado ao sistema nacional interligado e não está ligado à rede de distribuição da Celesc.

O fornecimento de energia está sendo restabelecido e é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, responsável pela coordenação do Sistema Interligado Nacional (SIN). Ainda não há informações oficiais da causa que levou atuação do ERAC.”

Informações nd+