Feira Internacional de Negócios anuncia novidades para 2024, em Florianópolis

A terceira edição da Feira Internacional de Negócios (FIN) será realizada nos dias 3 e 4 de abril de 2024, no CentroSul, em Florianópolis.

evento oficial de lançamento aconteceu nesta terça-feira (8), no Faial Prime, e reuniu, entre os participantes, importantes autoridades, jornalistas e empresários nacionais e internacionais. Na cerimônia, houve a realização do painel “Oportunidades e Desafios do Mercado Global”.

 

Entre as novidades para o próximo ano está a nova logomarca, que faz referência à implantação do conceito ESG e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Com o símbolo, a FIN reafirma seu compromisso de ser mais que um meio de geração de negócios para assumir o papel de contribuir assertivamente com o crescimento sustentável dos países presentes no evento.

As cores da logo representam seis ODSs, que serão os pilares da feira: Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Indústria Inovação e Infraestrutura; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Redução das Desigualdades; Ação contra a Mudança Global do Clima; Parcerias e Meios de Implantação.

“A FIN Brasil está no calendário global como uma das principais feiras multissetoriais de negócios. Participantes de várias nacionalidades dos seis continentes se reúnem aqui com o objetivo de realizarem negócios que extrapolam os limites de fronteiras, culturas e línguas. É uma iniciativa audaciosa, mas Santa Catarina é um Estado vocacionado e altamente preparado para esse movimento”, disse Jatyr Ranzolin, CEO da FIN 2024 e Presidente da Câmara Brasil Portugal.

 

Foto: Divulgação

 

FIN 2024

A organização do evento prevê receber mais 4.500 pessoas, mais de 100 autoridades governamentais e delegações de mais de 60 países como Argentina, Uruguai, Equador, Estados Unidos, Portugal, Eslovênia, Governo Autônomo da Ilha Madeira, Moçambique, Angola, Mali, Burkina Faso, Cazaquistão, Suíça, França e Nigéria.

Segundo Jatyr, a ampliação do espaço contará com mais de 250 estandes e três palcos, sendo um deles cultural. “Temos ainda muitas novidades que vamos anunciar durante os próximos meses em relação à tecnologia, estrutura, palestrantes e atrações que irão gerar networking, mentorias internacionais, matchmaking e rodadas de negócios”.

O site do evento já está disponível a partir desta quarta-feira (09/08) para garantir ingressos e, por meio dele, obter mais informações e preencher o formulário de expositor.

De acordo com o Secretário de Estado de Articulação Internacional, Juliano Froehner, “a FIN exerce um papel fundamental na internacionalização de Santa Catarina e é uma grande oportunidade para divulgarmos as potencialidades, atrair investimentos e incentivar relações comerciais do Estado com os países participantes.”

Segundo Filipe Gallotti, Gerente de Negócios do Sebrae/SC, “empresários que participaram da FIN nos deram como feedback o fechamento de excelentes negócios. Como nosso trabalho é apoiar micro e pequenos empreendedores, estamos incentivando ainda mais o mundo dos negócios ao selarmos novamente essa parceria com a feira”.

Painel: Conduzido por experientes especialistas em negócios e gestão, o painel “Oportunidades e Desafios do Mercado Global” contou com a participação de Dilvo Casagranda, International General Manager Export da Cooperativa Central Aurora Alimentos; Franciele Dacas Franzmann, Export Manager da Intelbras; Jatyr Ranzolin, CEO da FIN 2024; Maitê Bustamante, presidente da Câmara de Comércio Exterior da Fiesc; Patrícia Lia Bentrano, Commercial e Marketing Manager do Porto Itapoá; Arnon Melo, presidente da Canadian International Freight Forwarders Association (CIFFA); e Rui Miguel da Silva Barreto, Secretário Regional de Economia da Ilha da Madeira.

“Temos inúmeras razões para estimular a parceria com o Brasil, falamos praticamente a mesma língua, temos relações culturais em comum e compartilhamos o mesmo oceano. A Ilha da Madeira é uma excelente opção para a realização de negócios, pois aplicamos baixa tributação fiscal e nossa economia está cada vez mais baseada na inovação. A FIN será uma oportunidade de reunir o melhor do Brasil com o melhor de Portugal”, disse Rui Miguel da Silva Barreto.

“Santa Catarina é o 6º PIB do país, temos uma produção variada de produtos e que alcançam exigentes mercados. Também somos um Estado importador. Por isso, a FIN é importante para a internacionalização de nossos produtos. É um evento que contribui para tornar a mentalidade empresarial mais receptiva a novos modelos de negócios e que nos trará muitas oportunidades pela frente”, observou Maitê Bustamante.

Para conferir as importantes análises apresentadas durante o painel, assim como as falas de autoridades e as novidades completas da nova edição da FIN Brasil, o evento na íntegra está disponível neste link.

A FIN 2024 é promovida pela Câmara de Comércio Brasil – Portugal/SC, Associação dos Jovens Empresários Portugal/China, Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil e Câmara de Negócios da Região de Beiras. Conta com coorganização do Sebrae/SC e apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e do Governo do Estado de Santa Catarina.

A feira tem edições anuais em quatro países de diferentes continentes, Europa (Portugal), América Latina (Brasil), Ásia (China) e África (Angola).