Içara sobe no ranking e tem a segunda maior economia do Sul de Santa Catarina

Içara subiu no ranking de economias do Sul de Santa Catarina, ultrapassando Tubarão, tornando-se a segunda maior, ficando atrás apenas de Criciúma. Os dados são da Secretaria de Estado da Fazenda.

“Os aplausos e méritos vão para os empreendedores e empresários, que fazem a nossa economia girar. São eles quem investem dinheiro, conhecimento, geram empregos e renda. Cabe ao Poder Público permitir condições para que este investidor trabalhe com segurança e possa crescer por aqui”, comenta a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso.

Para Dalvania, a instalação de grandes empresas na cidade contribuiu para o crescimento do município. “Podemos citar as recentes chegadas de gigantes como a Facchini, segunda maior fabricante do Brasil em implementos rodoviários, a Randon, que vem atuar no ramo da nanotecnologia, e de uma marca italiana pertencente ao Grupo DFV, que trará capital estrangeiro para cá também”, ressalta.

O professor de economia, Murialdo Canto Gastaldon, projetou o acontecimento quando foi prefeito em Içara. “Quando assumimos em 2012, Balneário Rincão ainda pertencia à Içara, ainda éramos a metade da economia de Tubarão. Assumimos em 2013 e, pela formação de economista, sabia que o que interessava era o desenvolvimento. Precisávamos fazer o jardim para receber as borboletas. Tínhamos duas vias pavimentadas, passamos para sete, eliminamos os principais pontos de inundação para garantir que os empresários não sofressem mais com enchentes, fortalecemos a educação e passamos para o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e fortalecemos o Hospital São Donato. Claro, a Via Rápida também foi essencial”, recorda.

Gastaldon comenta que, após os investimentos, grandes empresas chegaram ao município. “Com as melhorias, o crescimento começou em ritmo acelerado e muito maior que Tubarão. Nosso objetivo era crescer e nos transformamos na segunda maior economia da região Sul de Santa Catarina”, afirma.

Conforme os dados até junho de 2023 da Secretaria de Estado da Fazenda, a Capital do Mel chegou a segunda maior economia do Sul Catarinense por cerca de R$ 22 milhões.