Pelo Estado 01/08: Bolsonaro reforça apoio em SC

Santa Catarina reforçou seu apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro no último final de semana, durante a passagem dele pelo Estado para acompanhar a esposa, Michelle Bolsonaro, em um evento do PL Mulher, em Florianópolis. Os vídeos postados pelo apoiadores nas redes sociais lembravam os tempos de campanha e a euforia do público, além da companhia quase que em tempo integral do governador Jorginho Mello (PL), provou a força que Bolsonaro ainda exerce por aqui. Todos fizeram questão de cumprimentar “o mito”, abraçá-lo e publicar nas redes, basta dar uma verificada no Instagram, onde é possível encontrar fotos dos senadores Esperidião Amin (PP), Jorge Seif (PL), da deputada Caroline De Toni (PL), entre tantos outros da bancada do PL.

Isto sem contar na multidão que compareceu ao evento da ex-primeira dama – não para ouvir o que ela tinha a dizer – ou melhor, isso também – mas, para conferir em primeira mão as palavras do curtíssimo discurso de Bolsonaro. Michelle é uma das primeiras futuras candidatas a contar com o apoio do novo cabo eleitoral de luxo da direita. E no que depender de Santa Catarina, independente para qual cargo, Michelle já está eleita. 

Outra coisa que ficou bastante clara com esta visita de Bolsonaro é que ele continua tendo uma base forte em Santa Catarina, e que é reforçada por Jorginho Mello (prova disso é a manutenção das escolas cívico-militares mesmo após o governo federal tê-las extinto). Resta ao nosso governador realizar uma gestão à altura do Capitão. 

 

Pesca da tainha termina com recorde

Marcada por uma série de polêmicas, após três meses, terminou ontem a safra da tainha com recorde na captura. De acordo com o Tainhômetro, da prefeitura da Florianópolisl, mais de 257 mil animais foram pescados durante a temporada artesanal, número 178% maior que o do ano passado. Lembrando que, este ano, somente a pesca artesanal e anilhada foram liberadas pelo Governo Federal, que também reduziu o volume permitido à modalidade, antes em 830 toneladas. O Governo estadual tentou intervir, chegando a ir à Justiça para tentar reverter a decisão, mas não conseguiu. 

A finalização ocorreu no momento que o Estado atingiu a cota de 460 toneladas, estipuladas para esta safra.

Reconhecimento

A Celesc foi reconhecida como a melhor distribuidora de energia elétrica da região Sul do Brasil. A premiação foi realizada pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) na última semana, em Brasília. Além de vencer o prêmio da região Sul, a Companhia também foi reconhecida com o terceiro lugar nacional nas categorias “Avaliação do Cliente” e “Evolução do Desempenho”.

 

Universidade Gratuita

O Governador Jorginho Mello sanciona hoje a Lei que institui o Programa Universidade Gratuita, que vai dar gratuidade de ensino para mais de 70 mil estudantes até 2026, e a Lei do Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes). Os programas de assistência financeira do Ensino Superior do Governo do Estado têm o objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior, gerando mais oportunidades para os catarinenses e desenvolvimento para Santa Catarina. O evento acontecerá no Teatro Pedro Ivo, no Centro Administrativo

 

Últimos dias

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) está com edital aberto para inscrição de projetos por meio de incentivos fiscais. As entidades interessadas terão a oportunidade de enviar os projetos para captação nas áreas cultural, social, esportiva e saúde até o dia 31 de agosto. Para cadastrar seus projetos, a entidade deve acessar o Portal de Incentivos no próprio site do BRDE (www.brde.com.br). O formulário de inscrição está disponível exclusivamente na forma digital. Após o encerramento do prazo de inscrição, terá início a etapa de seleção. Os projetos selecionados terão os recursos disponibilizados até o dia 29 de dezembro deste ano.

 

Posse

Primeiro suplente do PSD, Darci de Matos, assume hoje a vaga na Câmara dos Deputados durante a licença do deputado federal Ricardo Guidi, que assume a Secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde em Santa Catarina.

 

Desenrola Brasil

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou ontem um balanço do programa de renegociação de dívidas Desenrola Brasil, que teve início no último dia 17. Segundo a entidade, o programa do governo federal fez os bancos renegociarem R$ 2,5 bilhões em 400 mil contratos de dívida e retirarem a negativação de 3,5 milhões de devedores até R$ 100 em apenas duas semanas.

 

> Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado 

PE_01.08.2023

Produção e edição 

Por  Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC

Contato: peloestado@gmail.com