Praia de Florianópolis fica ‘abarrotada’ de tainhas após lanço histórico com 3 mil peixes

A pesca da tainha continua gerando a alegria dos pescadores de Florianópolis. Neste domingo (23) um lanço de 3 mil peixes foi capturado na praia da Lagoinha do Norte e admirado por moradores locais.

A pesca, que começou em maio, é permitida até o dia 31 de julho. O prazo é definido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura para garantir a existência da espécie, segundo o Ministério.

O Ministério da Pesca define ainda uma cota para cada navio pesqueiro, além de como e onde deve ser feita a pesca artesanal.

Neste período, o surf fica permitido na praia da Joaquina e na praia Mole. Na Lagoinha do Leste, praia do Matadeiro e praia da Armação é permitido em até 500 metros do canto esquerdo da praia e até 500 metros para a direita da entrada da praia do Moçambique.

O restante das praias deverão utilizar o sistema de bandeiras, a serem instaladas diariamente pelos responsáveis pelos ranchos de pescas, nas cores verde e vermelha, indicando, respectivamente, a permissão ou proibição da prática de surf durante o período de pesca da tainha.

O governo estadual defende que a safra da tainha tem forte importância para a economia catarinense, o pescado abastece restaurantes e peixarias, além de servir como fonte de renda para milhares de famílias.

Tainha “aos montes”

De acordo com o site tainhômetro da prefeitura de Florianópolis, 243.681 tainhas já foram capturadas na cidade. O local com maior número de tainhas pescadas é, justamente, a praia da Lagoinha do Norte, com 50.534 peixes. Em seguida vem Naufragados, com 45.001 e Gravatá com 23.416.