Pelo Estado 21/07: O corre corre de Jorginho Mello

Em meio a corrida para divulgar o balanço dos seus 200 dias de gestão, a contenção de uma possível crise aviária e a tentativa de reverter a suspensão imposta pelo Japão para a exportação da carne de frango do Estado, Jorginho Mello (PL) participou na última quarta-feira, 19, da cerimônia de posse do diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), João Paulo Kleinübing, e do diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos, Mauro Mariani. 

No evento, o governador discursou e destacou a relevância do BRDE no fomento ao desenvolvimento regional e enalteceu a importância dos novos diretores para o progresso econômico dos estados do Sul do Brasil.

Já Kleinubing, reforçou em sua fala o que já havia antecipado à Coluna, que sua prioridade para Santa Catarina seria a criação de fundo de aval para alavancar o Badesc (Agência de Fomento do Estado) e dar condições de desenvolvimento para as micro e pequenas empresas. Aliás, em entrevista na última semana, o diretor-presidente revelou ainda ter recebido uma missão do governador, que seria a de avançar com o projeto do Pronampe Estadual, semelhante ao que foi feito no projeto nacional.

Hoje, o governador dará continuidade ao programa Santa Catarina Levada a Sério com os prefeitos da Grande Florianópolis. E esta semana, ainda, deu entrevista a Pelo Estado Entrevista. É, o homem não para!

 

Festival Internacional de Música

Está sendo realizado neste final de semana a 11ª edição do Festival Internacional Música na Serra, em Lages, com espetáculos que têm como protagonistas músicos renomados no Brasil e exterior. A abertura foi na quarta-feira, 19, e o Festival vai até sábado, 22. As apresentações ocorrem no auditório do Colégio Bom Jesus, às 20 horas e o acesso é gratuito. Além dos concertos noturnos, são realizados concertos sociais e acadêmicos, levando a música clássica para todos os públicos.

SCGÁS

A SCGÁS realizou na última quarta-feira, 19, o evento “A prevenção à Corrupção em Empresa Estatal”,  no Tribunal de Contas do Estado, voltado para colaboradores, gestores e executivos da concessionária. O palestrante convidado foi Wagner do Rosário, Ex-ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), pós-graduado em Ciências Militares e mestre em Combate à Corrupção e Estado de Direito pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Em discurso, o Diretor Presidente da SCGÁS, Otmar Müller, afirmou que momentos como este consolidam valores comuns entre os colaboradores. 

 

Fiesc

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) defendeu nesta semana , junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a necessidade de alteração no projeto de ampliação da capacidade da ponte da pista norte da BR-101 sobre o rio Itajaí, a fim de viabilizar a Hidrovia do Rio Itajaí-Açu. Pelo projeto atual, seria construída uma estrutura paralela à atual, adicionando duas faixas de rolamento da via marginal. Porém, esta solução representa um entrave à navegabilidade de embarcações maiores no rio Itajaí, que pode ser uma alternativa importante para ajudar a destravar a logística na região.

 

Passando o bastão

O Governador Jorginho Mello (PL) acaba de sofrer uma baixa em seu secretariado, mas que não foi nenhuma surpresa. A mãe do tenista Gustavo Kuerten e Secretária de Assistência Social, Mulher e Família, Alice Kuerten, pediu para deixar o cargo na manhã de ontem. Desde maio passado, Dona Alice havia pedido afastamento do cargo para acompanhar o filho em uma viagem. que fica em seu lugar é Maria Helena Zimmermann, que até então, estava como interina. 

 

Grande Florianópolis

O Programa Santa Catarina Levada a Sério chega à região da Grande Florianópolis, hoje, para mais um encontro entre Estado e os gestores municipais. O encontro terá dois momentos. O primeiro será no Centro Multiuso de São José, quando o governador anunciará os investimentos nos municípios da Grande Florianópolis. Em seguida, Jorginho Mello (PL) encontrará os prefeitos na sede da GranFpolis .

 

> Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado 

PE_21.07.2023

Produção e edição 

Por  Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC

Contato: peloestado@gmail.com