Terminal de combustíveis em Itajaí deve movimentar mais de R$ 300 milhões por ano

O terminal de combustíveis que deve ser instalado em Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, deve movimentar, pro ano, cerca de R$ 300 milhões só em ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), além de ao menos R$ 5 milhões por ano de ISS (Imposto Sobre Serviços).

O TGLI (Terminal de Granéis Líquidos Itajaí) deve ser instalado no Estaleiro Itajaí, que estima um investimento de mais de R$ 300 milhões.

A obra do empreendimento pode levar até 36 meses para ser concluída e deve criar mais de 200 empregos diretos. Segundo a empresa, a prioridade é para o mercado local.

Quando estiver em operação, o Estaleiro estima que o terminal irá gerar em torno de 144 empregos diretos e mais de 500 indiretos.

O projeto da obra será apresentado à comunidade de Itajaí no próximo dia 20 de julho, às 19h, em audiência pública na sede social da Sociedade Cultural e Assistencial Tiradentes, no bairro Barra do Rio.

Distribuição de combustíveis

O terminal deve aproveitar parte da estrutura física que já existe no estaleiro. Serão quatro fases de implantação, com previsão de serem construídos até 17 tanques para armazenamento e distribuição de combustíveis, como gasolina, diesel, biodiesel, etanol anidro e etanol hidratado, com uma capacidade estática de armazenagem de 117.924 metros cúbicos, conforme a empresa responsável.

O terminal deve receber navios com capacidade para transportar de 60 mil a 100 mil metros cúbicos de granéis líquidos, que devem ser recebidos em uma área de pouco mais de 100 mil metros quadrados, cerca de 60% do total do terreno.

O berço será construído sobre estacas, sendo composta por dolfins de amarração e atracação e uma plataforma de operação, o que, conforme a empresa, não deve alterar as condições atuais do rio.

Com o terminal, Santa Catarina deve deixar de depender unicamente do fornecimento de combustíveis do Paraná e do Rio Grande do Sul. Atualmente, o combustível utilizado no Estado é transportado a partir das refinarias dos dois estados vizinhos e parte, via importação através do Porto de Paranaguá, em navios tanques.

A frota de caminhões que irá atender ao terminal, em sua primeira fase, é estimada em cerca de 250 caminhões/dia, sendo o fluxo realizado apenas em horário comercial (das 8h às 17h), com a chegada ao terminal programada e pré-agendada. O TGLI prevê operar com todas as etapas do terminal instaladas em torno de 3 milhões de metros cúbicos de combustíveis por ano.