Acidente no Aeroporto de Florianópolis afetou 9 mil pessoas, diz concessionária

O Aeroporto Internacional de Florianópolis, Floripa Airport, voltou a operação normal, na última quinta-feira (13), segundo a Zurich Airport Brasil, concessionária que administra a estrutura. Ao longo do tempo de paralisação, 92 voos foram cancelados e 9 mil pessoas foram impactadas diretamente.

Chegar e sair de avião da Capital, entretanto, está mais difícil desde a manhã de quarta-feira (12), quando o Airbus A321 (PT-MXM), da LATAM, teve um incidente no pouso, danificando e trancando uma das pistas do aeroporto.

A aeronave, que tinha 172 pessoas a bordo e sete tripulantes, foi removida às 7h39 de quinta e, às 9h, a concessionária finalizou a recomposição do pavimento e limpeza da área, liberando a pista para operação. Por volta das 19h de quinta-feira, entretanto, o painel de partidas e chegadas ainda mostrava voos cancelados ou atrasados em Florianópolis.

Ninguém se feriu no incidente e a LATAM informou que notificou todos os clientes com viagens relacionadas a Florianópolis, que foram afetados, para modificar seus voos sem custos, ou solicitar o reembolso integral da passagem aérea no site da Latam no endereço eletrônico: www.latam.com, na seção Minhas Viagens.

Além do cancelamento de voos, a espera também trouxe transtornos aos usuários. Os irmãos Ariane Silva, 23, e José Henrique Silva, 18, de Belém (PA), por exemplo, esperaram mais de um dia para sair de Santa Catarina.

O voo inicial para Guarulhos (SP) estava marcado para 9h45 de quarta, mas eles só embarcaram ontem à tarde. Os dois ficaram horas na fila para conseguir vouchers de alimentação, no valor de R$ 40, e reclamaram do valor.

“É pouco para o aeroporto. Não conseguimos fazer uma refeição, só beliscamos”, lamentou José Henrique.

Procon notifica companhias do Aeroporto de Florianópolis

Após as dificuldades ocasionadas pela interrupção das atividades no aeroporto, o Procon de Florianópolis notificou as companhias aéreas que operam no Floripa Airport.

O ofício foi enviado para colher informações como o número consolidado de passageiros afetados, de voos cancelados, a quantidade de vouchers de alimentação fornecidos e acomodações disponibilizadas.

Os agentes do Procon começaram a auxiliar os passageiros com orientações sobre os direitos dos consumidores, desde a tarde de quarta. Conforme o órgão, cerca de 800 pessoas foram atendidas até o início da tarde de quinta.

“Estamos aqui desde muito cedo e atendemos um público considerado. Já auxiliamos com problemas pontuais e também recomendando que os passageiros procurem o Poder Judiciário, ou o Procon da região, para possíveis ressarcimentos de qualquer prejuízo”, declarou o diretor do Procon de Florianópolis, Alexandre Farias Luz.

Informações nd+