Progama Universidade Gratuita é aprovado na Alesc

Jaqueline Rivas tem 22 anos e, no início da semana, recebeu a notícia que mais esperou nos últimos anos: foi aprovada no vestibular de medicina da Univille, em Joinville. Ela e a mãe, Lucimeri Riva, aguardavam ansiosas a votação do Programa Universidade Gratuita na tarde desta terça-feira, 11. O programa se tornou uma esperança para a família realizar um sonho, já que Lucimeri não tem condições financeiras de custear a faculdade de medicina.

“Ela sempre teve o sonho de cursar medicina e ajudar os mais necessitados. Estou contando com a aprovação do Programa Universidade Gratuita, que vai tornar o sonho realidade”, disse Lucimeri. O programa foi aprovado pela Assembleia Legislativa nesta terça-feira pela maioria dos parlamentares, permitindo que além da Jaqueline, muitos outros catarinenses possam sonhas com um curso universitário.

“É um dia muito importante para a educação de Santa Catarina, eu sei da dificuldade de custear uma universidade que pode chegar a custar oito, nove mil reais. Isso levava uma família à falência. Iremos bancar os estudos dos catarinenses para que depois eles devolvam à sociedade em forma de trabalho. Queremos tornar os sonhos dos catarinenses uma realidade”, comemorou o governador Jorginho Mello.

O programa irá custear 100% do curso na universidade em várias áreas. O programa priorizará alunos que não tenham condições de pagar com a renda familiar a formação no ensino superior.

O secretário da Educação, Aristides Cimadon, salientou que o Governo do Estado está democratizando o acesso ao ensino superior. “Estamos ampliando as oportunidades dos nossos jovens cursarem uma graduação em medicina, engenharia e tantos outros cursos. Os estudantes também terão mais oportunidades de conseguirem bolsas nas universidades privadas, já que estamos mais do que duplicando os recursos para isso”.

“Este programa vai revolucionar a educação catarinense e contribuir com o desenvolvimento econômico de nosso Estado. Certamente, irá se tornar um case de ensino superior gratuito no Brasil. O passo que o parlamento deu hoje representa, para nossos jovens, mais acesso ao fomento da educação”, comemora o secretário de Estado da Casa Civil, Estêner Soratto.

Próximos passos

Com a aprovação dos projetos na Assembleia, eles seguem para a sanção do governador Jorginho Mello. Após isso, a Secretaria de Educação fará dois decretos para regular a operação do programa, além de uma portaria com as regras para cadastramento das mantenedoras, mantidas e cursos.

*matéria em atualização; ainda receberá novas informações e detalhes sobre a aprovação do projeto

Fonte: Clicsc