Insatisfeitos com números do Censo, prefeitos da Amrec estarão reunidos com superintendente do IBGE em SC

O resultado do Censo 2022, divulgado na última quarta-feira, dia 28 de junho, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), não agradou as prefeituras da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). Na manhã desta terça-feira, dia 4, os prefeitos de seis prefeituras associadas à instituição estiveram reunidos para tratar do assunto.

O número de habitantes estipulado pelo Censo tem impacto direto no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O índice é utilizado no cálculo de recursos que devem ser repassados pela União aos municípios.

“Todos os municípios foram surpreendidos e, por isso, estivemos reunidos hoje. Ninguém está contente com os dados. Vamos nos reunir na próxima terça-feira, em Florianópolis, com o Roberto Kern Gomes, superintendente do IBGE em Santa Catarina. Ele deve nos explicar como foi feito o levantamento e dar uma resposta. Em Orleans, por exemplo, no início do Censo eram para iniciar com 24 recenseadores e haviam apenas sete. Obviamente isso impactou nos nossos números”, comentou o prefeito de Orleans, Jorge Koch, que participou da reunião de hoje.

Conforme Koch, as prefeituras devem entrar com um recurso administrativo. “Vamos deixar o processo aberto e depois recorrer administrativamente sobre os dados. Vamos buscar ação judicial se for necessário”, ressaltou. “Estaremos reunidos na terça-feira, dia 11, para entender esses números do IBGE e depois tomarmos novas ações”, pontuou.

Participaram da reunião o prefeito de Morro da Fumaça e presidente da Amrec, Agenor Coral (Noi), prefeito de Orleans, Jorge Koch, prefeita de Lauro Müller, Saionara Bora, prefeito de Treviso, Valério Moretti, prefeito de Urussanga, Luís Gustavo Cancellier, procurador de Içara, Emanuel Moreira e nenhum representa de Balneário Rincão compareceu ao encontro.