Pelo Estado 30/06: Queda do preço do Gás Natural

A partir do dia 1 de julho, a indústria e consumidores catarinenses poderão comprar o Gás Natural mais barato. A SCGás e a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado (Aresc) deram ontem a notícia e ainda esclareceram que, de janeiro até julho, a redução já chega a 22,8% no valor referente ao repasse do Custo do Gás e Transporte.

A redução no custo do gás e do transporte é resultado da redução do indexador dos contratos de suprimento (petróleo tipo Brent) e do efeito da amortização do saldo da conta gráfica, que ocorreu ao longo do primeiro semestre de 2023.

A boa nova vem em um momento delicado para o mercado consumidor, especialmente para o mercado industrial, que perdeu competitividade por conta do elevado valor do produto. 

O presidente da SCGás, Otmar Muller, em entrevista à Coluna, comentou que entre 2021 e 2022, o gás subiu mais de 170%, fazendo com que Santa Catarina perdesse investimentos e na concorrência de seus produtos no mercado. E quem mais sentiu isso foi a indústria que fornece matéria prima para a construção civil, como o vidro e a cerâmica, além da automobilística.

Segundo ele, Santa Catarina sempre teve o gás mais barato do Brasil e o pico dos últimos anos deixou o Estado para trás em relação aos outros. Claro que o número – 22,8% – ainda é baixo, mas já dá um fio de esperança para o setor e também para quem utiliza o gás natural em veículos e comércio.  

Gás Natural é gerador de economia e desenvolvimento e os projetos e projeções da SCGás é o tema da próxima Coluna. Aguardem.

 

Temporada de Inverno de Lages 2023

É hoje! Será lançada oficialmente nesta sexta-feira, às 19h, no Mercado Público, a Temporada de Inverno de Lages 2023.

A programação seguirá até o dia 27 de agosto em parceria com a iniciativa privada do trade de turismo e oferecerá aos moradores e visitantes, atrações musicais, cavalgadas, trilhas, expedições off-road com veículos 4×4 na Coxilha Rica, gastronomia típica, feira de artesanatos, visitas guiadas às fazendas históricas, entre outras atividades que remontam à tradição e cultura local. Eventos consagrados como o 26º Motoneve, 11º Festival Internacional Música na Serra, 9° Encontro de Veículos Antigos e Clássicos Veteran Car, Pedal da Clube 2023 e o Rally Transcatarina também integram a programação.

O evento será aberto ao público e a programação integra, ainda, o 6º Serra Catarina Festival de Inverno. 

UFSC

A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) é a nona melhor universidade brasileira segundo o QS Word University Rankings 2024. O levantamento foi divulgado na última terça-feira (27). Na classificação mundial, a UFSC aparece no intervalo de posições entre 801 e 850. A avaliação é realizada por meio diversos indicadores, incluindo reputação acadêmica, reputação entre empregadores, relação docente/estudante, citações, índices de professores e estudantes internacionais, empregabilidade, rede internacional de pesquisa e sustentabilidade.

 

Data histórica 

A vice-governadora Marilisa Boehm lançou esta semana a nova plataforma online para publicação de matérias, utilizada por órgãos e secretarias de todo o Estado. O ato fez parte das comemorações dos 63 anos do Arquivo Público do Estado, que incluiu ainda a digitalização completa do Diário Oficial, e o anúncio da destinação de uma sede permanente para o setor, no centro de Florianópolis, algo que vai gerar uma economia anual de mais de R$ 1 milhão.

 

Vacina

A Campanha de Vacinação contra a gripe termina nesta sexta, 30, mas as doses da vacina vão continuar disponíveis nos postos municipais de saúde até o fim dos estoques de cada cidade. A Campanha teve início no dia 10 de abril apenas para a população dos grupos prioritários. No dia 12 de maio, tendo em vista o aumento do número de hospitalizações por gripe no estado, a dose foi liberada para toda a população a partir dos seis meses de idade e, no dia 31 do mesmo mês, foi prorrogada por mais um mês, encerrando nesta sexta, 30.

 

> Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado 

PE_30.06.2023

Produção e edição 

Por  Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC

Contato: peloestado@gmail.com