Tarifa do gás natural em Santa Catarina reduz em média 13%

A Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) aprovou duas resoluções que atualizam os percentuais do custo do gás e transporte e da margem bruta de distribuição do gás canalizado, principais componentes da tarifa do gás natural. Como resultado, a partir de 1º de julho, as tarifas do energético reduzirão em média -13,6% no estado, variando o reajuste de acordo com cada segmento de mercado.

Em janeiro deste ano, os consumidores catarinenses já receberam uma redução média de -10,8%, referente ao repasse do Custo do Gás e Transporte. Se somarmos o percentual a partir de julho, o acumulado chega a aproximadamente -23% na tarifa média dos segmentos.

“A notícia é muito boa para os segmentos de transporte, industrial e mercado urbano. Barateia significativamente o custo nesses setores e esperamos que se reflita também no bolso do consumidor final”, afirmou o governador Jorginho Mello.

A redução no custo do gás e do transporte é resultado da redução do indexador dos contratos de suprimento (petróleo tipo Brent) e do efeito da amortização do saldo da conta gráfica que ocorreu ao longo do primeiro semestre de 2023.

O reajuste ocorre no estado semestralmente, nos meses de janeiro e julho. As projeções do custo do gás e do transporte são mensalmente disponibilizadas no site oficial da Companhia. As tabelas tarifárias atualizadas também estarão disponíveis no site da SCGÁS a partir do início de sua vigência.