O início de junho é sempre marcado por ações que mobilizam e conscientizam os indivíduos no que diz respeito à natureza. Neste semana, entre os dias 5 e 8 de junho, os Comitês de Bacia Hidrográfica do Sul Catarinense desenvolverão diversas atividades que visam aprimorar conhecimentos e sensibilizar o público para a melhor gestão dos recursos hídricos. As ações integrarão a Semana do Meio Ambiente e Valores Humanos da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e serão realizadas em diversas cidades.
Segunda-feira, dia 5
A programação começa na segunda-feira, dia 5, às 8h30, com uma capacitação promovida pelo Comitê Urussanga sobre “Monitoramento Hidrológico e Eventos Críticos”. O curso de curta duração será ministrado pelo pesquisador Dr. Álvaro José Back no Centro de Treinamento da Epagri em Araranguá (CETRAR/EPAGRI), no período da manhã e possibilitará uma visita para aula prática à tarde, na estação telemétrica da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em Ermo.
No mesmo dia, a partir das 19 horas, acontecerá a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc – instituição responsável pelo ProFor Águas, a Entidade Executiva dos Comitês. O evento será realizado no Auditório Ruy Hülse e conduzido pelo professor Dr. Juliano Rodrigues Gimenez, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), que em sua palestra, abordará o tema “Água e saneamento: do básico ao essencial”.
Terça-feira, dia 6
Já na terça-feira, dia 6, das 14 horas às 16 horas, o Comitê Tubarão, Complexo Lagunar e Bacias Contíguas promoverá um momento de exposição e discussão do mesmo assunto no Auditório da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel).
Quarta-feira, dia 7
Na quarta-feira, dia 7, será a vez do Comitê Araranguá viabilizar a capacitação sobre “Mediação e Arbitragem de Conflitos em Gestão de Recursos Hídricos dentro de uma Bacia Hidrográfica”. Mediado pelo presidente do Comitê Gravatahy-RS, o geólogo Sérgio Luiz Cardoso, o evento acontecerá a partir das 8h30, no Centro de Treinamento da Epagri, em Araranguá (CETRAR/EPAGRI).
À noite, o secretário-executivo do Comitê Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba, Prof. Me. Maurício Thadeu Fenilli, participará da extensa agenda de ações promovidas pela Unesc, palestrando sobre “Os principais desastres naturais geológicos no Estado de Santa Catarina”. O debate acontece a partir das 19 horas no Auditório Edson Rodrigues, localizado no Bloco P da universidade.
Quinta-feira, dia 8
Para finalizar, na quinta-feira dia, 8, a Águapé – uma Associação de Preservação Ambiental membro do Comitê Araranguá – realizará uma ação para o plantio de mudas nativas a partir das 9 horas. O evento acontecerá na reserva do órgão, no trevo de acesso a São João do Sul, à esquerda no sentido Sombrio/Torres.
Demais eventos
A Unesc ainda realizará diversos outros eventos no decorrer da sua Semana do Meio Ambiente e Valores Humanos. Interessados em mais informações podem acessar a programação completa neste link.
Colaboração: Catarina Bortolotto