Caos na saúde: pais relatam 12h de espera por atendimento no Hospital Infantil de Florianópolis

Um verdadeiro caos. Assim pode-se definir o atendimento na saúde na capital catarinense, e em grande parte do estado. Pais relatam que a espera por atendimento no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis passou de 12 horas, nesta sexta (2).

“Nós estamos aqui no hospital infantil e tem gente que está aqui desde sete horas da manhã, que não é prioridade para ser consultado”, conta Jefferson Kaiser, que aguarda atendimento para o filho de apenas quatro anos desde o meio-dia.

“O tempo vai passando e não chega a vez. Eu estou aqui desde o meio-dia e nunca chega a vez de ser atendido, cada vez enchendo mais de gente”, desabafa o pai.

O hospital está enfreando alta demanda por atendimentos. Há um mês o hospital recebeu reforços de funcionários, mas mesmo assim, pais e responsáveis continuam relatando a espera por atendimento.

Além da demora, a unidade registrou grande ocupação das Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O Governo do Estado anunciou nesta semana a compra de vagas de Unidade de Terapia Intensiva na rede privada, no Vale do Itajaí, após alcançar 99% de ocupação no estado.

A Grande Florianópolis registra nesta sexta 100% da capacidade dos leitos pediátricos preenchida. Assim, todos os 20 leitos estão em uso ou reservados. A região também está com 96% dos leitos neonatais ocupados, dos 51 leitos, 49 estão sendo utilizados. Os dados são do painel de leitos de UTI/SUS do Governo do Estado. Fonte SCC10

Veja o relato

Vídeo: Jefferson Kaiser / Cedido