Puxado pelo Agro, PIB volta a crescer e avança 1,9% no 1º trimestre

O PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil registrou crescimento de 1,9% no primeiro trimestre de 2023, na comparação com o último trimestre de 2022, informou hoje o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Resultado foi puxado principalmente pelo crescimento da agropecuária, que subiu 21,6% no período – o melhor resultado em 26 anos, desde o quarto trimestre de 1996. A soja, principal cultivo, deve ter aumento expressivo na produção anual, estimada em 24,7%.

Economia brasileira acelerou em relação ao trimestre anterior. Nos últimos três meses de 2022, o PIB teve queda de 0,1%, segundo dados revisados divulgados hoje. Na comparação com os três primeiros meses de 2022, houve crescimento de 4%.

Dados vieram melhores do que o esperado. A expectativa em pesquisa da Reuters era de expansão de 1,3% no primeiro trimestre de 2023 sobre os três meses anteriores.

Serviços também registraram alta. Setor que tem o maior peso para o indicador cresceu 0,6% no período, influenciado principalmente por bons resultados nos grupos Transportes e Atividades Financeiras, que cresceram 1,2% cada. Já a maior queda dentro do setor foi a de Informação e comunicação (-1,4%), o que analistas atribuíram a uma base de comparação alta, já que foi a atividade que mais cresceu com a pandemia.

Indústria fica no vermelho (-0,1%). Entre as atividades industriais, houve queda em Construção (-0,8%) e Indústrias de Transformação (-0,6%). Houve, porém, avanço em Indústrias Extrativas (2,3%) e Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (1,7%).

Pela ótica da despesa, o consumo das famílias avançou apenas 0,2%. As despesa de consumo do governo cresceram 0,3%, enquanto que os investimentos (Formação Bruta de Capital Fixo) tiveram queda de 3,4%.

Confira matéria completa no link: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2023/06/01/pib-1-trimestre-2023.htm

Fonte UOL