Após aprovação tensa na Câmara, Senado Federal vota MP dos Ministérios nesta quinta

Após sessão tensa na Câmara do Deputados, o governo Lula (PT) conseguiu aprovar, nesta quarta (31), o substitutivo apresentado pelo deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB-AL) para a Medida Provisória 1154/2023, mais conhecida como MP dos Ministérios, que reestrutura a esplanada. O placar foi de 337 votos a favor, 125 contra e uma abstenção.

Agora a MP segue para apreciação no Senado Federal, que deve votar a medida nesta quinta (1º). A previsão é de que a MP também seja aprovada, como indicam as articulações do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD). Em seu Twitter, o líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (Sem Partido) celebrou a vitória do governo: “Parabenizo o líder do governo na Câmara, José Guimarães, pelo trabalho que levou à aprovação da MP 1154, garantindo uma estrutura ministerial democrática e focada em políticas públicas voltadas aos temas relevantes para a reconstrução do nosso país. Amanhã votaremos no Senado!”.

Entretanto a oposição promete não facilitar a tramitação. Também em sua rede social, o senador Ciro Nogueira (PP) criticou a condução da MP pelo governo: “Nenhum retrato mais assustador de um governo que não começou do que, cinco meses depois, o país estar parado para saber se a estrutura governamental existe ou não. Haverá ministros daqui a 2 dias em Brasília? Quais? Ninguém sabe. O nome disso é desgoverno”.

Apesar das dificuldades, o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT), um dos principais articuladores da aprovação na Câmara, comemorou assim o resultado. Fonte Jovem Pan