SC ainda tem 1,7 milhão de pessoas do público alvo que ainda não tomaram a vacina contra gripe

Prevista para encerrar nesta quarta-feira (31), a campanha nacional de imunização contra o vírus Influenza – causador da gripe – tem números abaixo do esperado em Santa Catarina. Até a manhã desta terça-feira (30), véspera do fim do prazo, apenas 40,35% do público alvo foi vacinado.

O déficit da população a ser imunizada supera 1,75 milhão de pessoas. É como se a população inteira das quatro maiores cidades do estado (Joinville, Florianópolis, Blumenau e São José) precisasse ser vacinada.

As doses estão disponíveis em quase todos os postos de saúde do estado e desde 12 de maio a cobertura foi ampliada para toda a população acima de 6 meses, independentemente de estar ou não dentro do público alvo.

A vacina da gripe protege contra as principais cepas do vírus da influenza. Ela é anualmente atualizada para uma proteção eficaz.

A dose, então, é fundamental para evitar casos graves e mortes. Todos os brasileiros acima de seis meses de idade podem se vacinar.

O Ministério da Saúde anunciou que distribuiu mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente produzidas pelo Instituto Butantan. E pediu que os estados e municípios adotem estratégias para fazer as pessoas se vacinarem.

Em 2019 e 2020, a campanha de vacinação atingiu mais de 90% de adesão da população. Nos últimos anos, no entanto, o índice despencou, ficando até abaixo de 70% em 2022 – a doença provocou mais de 1.600 mortes em todo o país.