Chapecó recebe audiência pública por proposta unificada de segurança escolar em SC

Nesta sexta (2), Chapecó recebe audiência pública promovida pelo Comseg Escolar para ouvir a sociedade a fim de elaborar uma proposta unificada pela segurança escolar em Santa Catarina. O Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar) é uma iniciativa da Assembleia Legislativa em resposta à crescente violência nos ambientes escolares. Ao todo, serão realizadas seis audiências em todo o Estado e na região oeste o encontro será em Chapecó, no Centro de Eventos e Cultura Plínio Arlindo de Nês, a partir das 19h.

Integrante do Comseg Escolar, a deputada Luciane Carminatti (PT), que preside a Comissão de Educação da Alesc, destaca que a meta é chegar em políticas públicas, para além de protocolos imediatos que, sozinhos, não resolvem o problema.

— Nós precisamos discutir da escola pra dentro. Ouvir pais, alunos, educadores, psicólogos, assistentes sociais. Debater quais as condições nas escolas, qual o clima de trabalho, qual o ambiente escolar necessário para uma boa educação, saúde mental, prevenção. É um trabalho amplo e essas escutas nas regiões vão ser fundamentais para produzir esse projeto global de segurança escolar que vai representar os 40 deputados e o nosso Estado — avalia.

Composto por representantes de mais de 30 entidades públicas e privadas, o Comseg Escolar foi instituído pela Mesa Diretora da Alesc em resposta ao ataque a uma creche em Blumenau, no dia 5 de abril deste ano.

Nas audiências macrorregionais, além de ouvir as sugestões da comunidade escolar, o Grupo de Trabalho do Comseg também vai apresentar as ações que já vêm sendo realizadas pelo colegiado.

— O GT está dividido em três eixos temáticos que estão elaborando propostas relacionadas a estrutura, recursos humanos, normas e regramentos, atendimentos interdisciplinares e campanhas de prevenção e conscientização. É um trabalho sério, responsável e agora a participação de toda a sociedade catarinense nas audiências públicas é fundamental para completar esse processo — reforça a deputada Luciane.

Já foram realizadas audiências em Blumenau (25 de maio), Joinville (26 de maio) e Lages (1º de junho) e os próximos encontros serão em Criciúma (15 de junho) e Florianópolis (16 de junho).