Saúde de Corupá é 10

Conforme ranqueamento extraoficial referente ao primeiro quadrimestre deste ano, divulgado no dia 25 de maio, Corupá recebeu índice sintético final 10.0 no quesito Desempenho na Atenção Primária à Saúde, avaliação que colocou a saúde do município em 8º lugar entre os 295 municípios do estado de Santa Catarina e em 138º lugar, entre os 5.570 municípios do Brasil (incluídos o Distrito Estadual de Fernando de Noronha e o Distrito Federal).

O secretário de saúde, Felipe Rafaelli Rodrigues não esconde a sua felicidade e gratidão, “Esta avaliação nos mostra que estamos no caminho certo. Um caminho longo, mas que está sendo gradativamente percorrido por esta excelente equipe que formamos na área de saúde corupaense. Seguimos caminhando seguros de podermos contar com a parceria do Conselho Municipal de Saúde, os PSF/ESF, Pronto Atendimento, Hospital São José e Hospital Jaraguá, Bombeiros, mas a minha gratidão vai, principalmente, para a equipe responsável pela atenção básica.”, comemorou Felipe.

Apesar da excelente conquista, o secretário mantém os pés no chão e faz uma análise consistente de sua pasta, “Entendemos que no geral ainda temos muito a avançar. Precisamos melhorar o investimento em exames laboratoriais, na Farmácia Municipal e buscar meios junto aos governos estadual e federal para reduzir as filas de consultas nas especialidades, além dos exames no atendimento emm média e alta complexidade”, analisou o secretário.

“O que nos conforta é que começamos a construção da área da saúde pelo fundamento, representado pela Atenção Básica à Saúde onde deve acontecer a prevenção, reduzindo a necessidade de atendimento de média e alta complexidade.”, finalizou Felipe.

Corupá possui quatro postos de atendimento para ESF-Estratégia Saúde da Família, além de unidade de Pronto atendimento administrado pelo Hospital São José, e o apoio dos dois hospitais de Jaraguá do Sul, o São José e o Jaraguá.

A saúde corupaense superou as metas estabelecidas para os itens de avaliação do ISF-Indicador Sintético Final, atingindo a nota 10.0 que lhe habilita a 100% do incentivo financeiro.

De acordo com o Radar de Saúde, além do 8º lugar conquistado por Corupá, temos São João do Itaperiú na 150ª posição, Guaramirim na 156ª, Massaranduba e Schroeder na 181ª, Jaraguá do Sul na 207ª, e Barra Velha na 244ª.