Valdir Moretto recebe a Ordem do Mérito Industrial da Fiesc

A entrega das comendas da Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias (FIESC) deu início às celebrações alusivas ao Dia da Indústria, comemorado em 25 de maio.

O evento, exclusivo para convidados, ocorreu nessa sexta-feira, dia 19, e, garantiu a Ordem do Mérito Industrial da FIESC, ao empresário Valdir Moretto, fundador da empresa UfoWay.“Sou o filho mais velho de uma família de 12 irmãos. Troquei o alicate e a chave de fenda pela agulha e a linha. Foi uma etapa muito difícil, mas eu nunca perdi a crença, o otimismo de dar a volta por cima. O nosso forte hoje com a UfoWay é o jeans. Não se pode esperar o sucesso em um dia só, em um mês ou em um ano só. É um dia após o outro, um mês após o outro, um ano após o outro. Eu me orgulho daquilo que eu fiz. Estou em uma fase meio difícil de saúde, mas quando chego aqui na empresa me dá uma energia, me traz força. Estou aqui com essa força de vontade de vencer, de continuar em frente. Se Deus quiser me dar mais um tempo de vida, eu gostaria muito, há muitas coisas boas para se fazer ainda”, relatou Valdir Moretto no vídeo de apresentação durante a entrega da Ordem do Mérito Industrial.

A cerimônia contou também a presença do vice-presidente regional Sul da Fiesc, José Carlos Spricígo e autoridades de todo o Estado. Além de Valdir Moretto, receberam a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, os empresários Ademir Luiz Dalla Lana, Gilberto Tomazoni, Maitê Lang e Milton Hobus. Já o empresário Carlos Rodolfo Schneider, recebeu a Ordem do Mérito Industrial da CNI.

Em todo o estado, as entidades da FIESC promovem programação especial entre os dias 22 e 26 de maio, com oficinas e eventos com lideranças regionais para fortalecer o vínculo da indústria com a comunidade. Em Criciúma, ao longo da semana, serão realizadas visitas técnicas às empresas da região, além de palestras com empresários e especialistas das mais diversas áreas de atuação.

Saiba mais:

Perfil Valdir Moretto (UfoWay, de Criciúma):

Natural de Siderópolis, Valdir morava na roça com a família, e, aos 17 anos, mudou-se para Criciúma e trabalhou por um ano numa concessionária de automóveis. Depois, atuou como mecânico na área de mineração, mas sempre sonhou em ter o seu próprio negócio. Em 1988, aos 34 anos, tornou-se sócio minoritário da empresa do seu cunhado e a parceria durou cinco anos. Então, Valdir começou a comprar e vender saldos de peças de roupas e também lançou a Golden Jeans, marca que era vendida na fronteira do Rio Grande do Sul e Uruguai, mas que, anos depois, com o fechamento da fronteira, os negócios foram encerrados. Diante dessa situação, a empresa precisou se reinventar e Valdir entrou no ramo private label, com a fundação da UfoWay, que fabrica produtos para grandes nomes da moda nacional e internacional. A companhia, que completou 30 anos em 2022, emprega mais de 900 profissionais e tem um parque fabril de 17 mil m², localizado em Criciúma. A empresa também se destaca nas áreas social e ambiental. No campo social, está à frente de um projeto na Penitenciária Sul Feminina, que capacita mulheres para o mercado de trabalho. Na área da sustentabilidade, a UfoWay instalou um sistema com capacidade para tratar todo o efluente gerado.