Departamento de Ensino e Pesquisa do CEPON tem 23 estudos em andamento na área do tratamento do câncer

Considerada de grande importância para o avanço da ciência e o desenvolvimento de tratamentos oncológicos inovadores aos pacientes, a Pesquisa Clínica tem neste 20 de maio uma data internacional de celebração. O Centro de Pesquisas Oncológicas Dr. Alfredo Daura Jorge (CEPON), por meio do Departamento de Ensino e Pesquisa, mantém 23 estudos em desenvolvimento e 257 participantes atendidos. É hoje uma referência para Santa Catarina e para o Brasil no segmento.

De acordo com médica oncologista Dra. Yeni Verônica Nerón, responsável pelo Serviço de Pesquisa Clínica, atualmente são sete estudos com recrutamento aberto, que estão com inclusão de novos pacientes participantes, e 16 em andamento com participantes em acompanhamento.

“Do total de estudos, em dois o CEPON é centro coordenador, ou seja, somos o primeiro centro do Brasil a iniciar o estudo, fazendo a tramitação dos documentos regulatórios com a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) para depois distribuir para os demais centros no país”, afirma Dra Yeni. De acordo com ela, em dois estudos, o CEPON está entre os destaques por ter incluído mais participantes do que outros Centros no Brasil.

Para o presidente da FAHECE, Dr. Alvin Laemmel, organização social que faz a gestão do CEPON, o Departamento de Ensino e Pesquisa do CEPON presta um importante serviço para a saúde de Santa Catarina, contribuindo para qualificar o tratamento dos pacientes oncológicos e para o conhecimento no segmento. “É muito importante que tenhamos critérios claros e que o resultado do conhecimento gerado seja patrimônio do Estado, para que possamos contribuir para desenvolver os tratamentos em saúde”, afirma.

Para os pacientes que têm interesse em acompanhar o cadastramento, o Departamento de Pesquisa Clínica do CEPON atende no telefone (48) 3331-1553. Informações sobre estudos abertos também estão disponíveis no Instagram www.instagram.com/pesquisaclinicacepon.