Estado: Acaert apresenta Mensagem Anual da Radiodifusão Catarinense

A importância do Rádio e da Televisão para levar aos cidadãos informações com credibilidade e o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do Estado foram alguns dos pontos destacados pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), na apresentação da Mensagem Anual da Radiodifusão catarinense.

O presidente da entidade, Fabio Bigolin, falou aos parlamentares durante a sessão ordinária desta quinta-feira (11), na Assembleia Legislativa.

Com 42 anos de atuação, a Acaert trabalha pela profissionalização dos seus associados e fortalecimento do segmento. Bigolin destaca que ao longo da história o setor da radiodifusão precisou se reinventar e agora, na era digital, desempenha um papel fundamental no combate à disseminação de notícias falsas. “O rádio e a TV prezam pela apuração da informação e têm compromisso com a verdade. Nosso trabalho é regido por condutas éticas e profissionais. As emissoras têm CNPJ, endereço, então qualquer deslize é facilmente identificado. As plataformas digitais são importantes, mas entendemos que devem assumir suas responsabilidades e não podem ser negligentes no combate à desinformação.”

O compromisso com as demandas sociais é outro ponto destacado pela Acaert, que implantou no estado, em 2018, a campanha “Jeito Catarinense, o Jeito Certo de Fazer as Coisas”.  A iniciativa entra em uma nova etapa, com a divulgação pelas emissoras associadas de medidas preventivas para o enfrentamento da dengue em Santa Catarina.

A atuação do Rádio e da Televisão na divulgação de informações sobre o trabalho das instituições públicas foi outra questão abordada pelo representante da Acaert. Bigolin informou que a entidade e a Assembleia Legislativa foram pioneiras na implantação de um convênio para a veiculação, pelas emissoras, de conteúdos informativos sobre a atuação do Parlamento catarinense. “Nosso modelo de atuação é respeitado no mercado brasileiro. Somos a única entidade do país a celebrar convênios com a Alesc, governo estadual, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado”, comemora.

O presidente da Acaert compartilhou outra iniciativa pioneira da entidade, que deu início à implantação do sistema de compliance e Proteção de Dados. “Vamos aprimorar mecanismos, procedimentos internos, com a valorização de normas e aplicação de nosso código de conduta”.

Na manifestação, o presidente também reconheceu o trabalho coletivo e a união dos associados e agradeceu o apoio do Parlamento, por meio dos debates e da aprovação de leis para o fortalecimento da Radiodifusão em Santa Catarina.

Deputados destacam trabalho da Radiodifusão
Durante a leitura da mensagem anual da Acaert, parlamentares enalteceram a importância do Rádio e da Televisão, principalmente pela credibilidade da informação e pelo trabalho regionalizado. “Quero parabenizar as emissoras, por meio da associação, pelo trabalho sério e ético, na transmissão da realidade dos fatos, importante para a democracia do nosso país”, destacou o deputado Lunelli (MDB).

Para o deputado Napoleão Bernardes (PSD), “os radiodifusores têm um compromisso com o interesse público, principalmente com a pauta regional, sendo a voz amiga da comunidade, e levando informações de utilidade pública”.

Já o deputado Pepê Collaço (PP) enfatizou o relevante trabalho do setor durante a pandemia da Covid-19. “Nesse período de um problema mundial, foi o Rádio que nos oportunizou saber o que estava acontecendo nos nossos municípios, com informações de serviço à população”.

O deputado Mario Motta (PSD) também parabenizou os profissionais da Radiodifusão pelo relevante trabalho e serviço prestados aos catarinenses.