Ruth Cardoso está entre os 17 hospitais públicos do país com UTI de alta performance

Apenas 17 hospitais públicos brasileiros possuem Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Alta Performance, e somente dois públicos em Santa Catarina, entre eles está o Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC), de Balneário Camboriú. Os dados são do projeto UTIs Brasileiras, feito pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), em parceria com a empresa Epimed Solutions.

Esta não é a primeira vez que a UTI Adulto do Hospital é reconhecida pela instituição. Em 2019 e 2020, o HMRC recebeu o selo de UTI Eficiente e, em 2021 e 2022, o selo UTI Top Performer. Esta é a segunda vez consecutiva que o HMRC é agraciado pelo selo Top Performer.

“Fomos o único Hospital 100% Sistema Único de Saúde (SUS) agraciado com esse reconhecimento na região. Essa é uma grande conquista para a nossa equipe multidisciplinar, que atende diariamente a população de vários cantos do estado de forma humanizada”, lembra a diretora-geral do Ruth Cardoso, Syntia Sorgato.

Recebem o selo as unidades que, no último ano, tiveram melhor desempenho em dois parâmetros: mortalidade hospitalar de acordo com a gravidade, e utilização de recursos também ajustada à gravidade.

A UTI Adulto do Hospital é composta por 10 leitos, que atendem pessoas de várias cidades. A área é composta por uma equipe multidisciplinar, contando com 15 médicos, mais cerca de 40 profissionais entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionista, fonoaudiólogo, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos e dentista.

Desde 2017, a Epimed Solutions atua no HMRC. O sistema disponibilizado pela empresa está presente em mais de mil UTIs de hospitais do Brasil, América Latina e Europa, e em grandes hospitais como o Hospital Israelita Albert Einstein e o Hospital Sírio Libanês. A Epimed é especializada em soluções para gestão de informações clínicas e epidemiológicas, que melhoram a eficiência do atendimento hospitalar e a segurança do paciente, e oferece sistemas que ajudam a melhorar o desempenho de hospitais no Brasil e no mundo. A certificação tem validade de um ano e é referente aos resultados de 2022.

Confira a lista completa de UTI’s contempladas aqui.