SC mantém prazo para reforma do ensino médio; veja o que muda

O CEE (Conselho Estadual de Educação) de Santa Catarina deliberou, na última segunda-feira (24), que as instituições de ensino públicas e privadas catarinenses devem manter o cronograma de implementação da nova proposta de ensino médio.

A decisão leva em consideração a portaria do MEC (Ministério da Educação) que suspende os prazos para a implementação do novo ensino médio.

De acordo com a SED (Secretaria de Estado da Educação), a medida tem como objetivo “garantir a qualidade do ensino e o cumprimento das diretrizes para a educação básica” em Santa Catarina.

O presidente do CEE, Osvaldir Ramos, afirma que a decisão traz tranquilidade e segurança para as instituições estaduais de ensino, já que esclarece a suspensão dos prazos da implementação, em função da Consulta Pública ara avaliação e reestruturação da polícia nacional de Ensino Médio.

Veja o que muda

Segundo a SED, mais de 700 escolas de Santa Catarina já implementaram o novo ensino médio e que “está ciente das principais dificuldades, a partir de escutas realizadas com coordenadores e gestores, como a infraestrutura das escolas e efetivação da nova carga horária. Por isso, está realizando estudos para a revisão do novo ensino médio, por meio de uma Comissão”.

Atualmente, a carga horária mínima anual é de 800 horas, mas passa para 1 mil horas com a reforma. Além disso, o currículo contempla agora o Projeto de Vida, uma segunda língua estrangeira (além do inglês) e os Componentes Curriculares Efetivos e as Trilhas de Aprofundamento.

Confira o cronograma de implementação em SC

  • 2022: Último prazo para implementação da carga horária mínima de 1 mil horas anuais em todas as instituições de ensino autorizadas a ofertar o Ensino Médio do Sistema de Estadual de Ensino. Assim como para a inclusão dos novos currículos no 1º ano do ensino médio;
  • 2023: Último prazo para implementação dos novos currículos no 2º ano do ensino médio;
  • 2024: Último prazo para implementação dos novos currículos no 3º ano do ensino médio.

Governo Federal paralisou cronograma da reforma

Vale lembrar que, no início de abril, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que iria suspender o calendário de implementação do novo ensino médio e mudanças no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

De acordo com o titular da pasta, uma comissão foi criada e tem prazo até 8 de junho para trazer novas diretrizes. Com a suspensão do cronograma, o Enem continua no atual modelo, com 180 questões e redação, em dois dias de provas.

Camilo garantiu que as escolas que já começaram a implantação do novo modelo, como algumas unidades em Florianópolis, devem manter as disciplinas inseridas, mas paralisar demais mudanças, até o resultado do trabalho da comissão.