Bancadão Sul e Sudeste pode dar fôlego para obras catarinenses

Obras estruturantes de Santa Catarina poderão ganhar um significativo reforço com a criação do Bancadão Sul e Sudeste, anunciado pela deputada federal, Caroline de Toni (PL), presidente do Fórum Parlamentar Catarinense, na reunião de Diretoria da Facisc e presidentes das Associações Empresariais de Santa Catarina. As obras fazem parte também dos principais pleitos da Facisc. De acordo com a deputada, a ideia é ter mais força para os pleitos das regiões. As regiões Sul e Sudeste concentram 7 estados e 277 deputados, sendo muito fortes politicamente e economicamente.

O Bancadão Sul Sudeste é proposto e coordenado pelo deputado federal mineiro, Luiz Fernando Faria (PSD-MG). Integrantes irão realizar a primeira reunião estadual em Minas Gerais. O encontro deve ocorrer dentro do próximo evento do Consórcio de Integração Sul Sudeste (Cosud) que será em Minas Gerais em maio ou junho.

Entre as pautas comuns estão a reforma tributária e as questões relacionadas a rodovias federais que atravessam os Estados, além das demandas específicas de cada região que ainda serão coletadas. Essa segunda reunião é justamente para identificar as demandas comuns, as que são de interesse de cada Estado e que são estruturantes e relevantes.

A deputada Caroline de Toni já articulou com os deputados Pedro Uczai (PT) e Carlos Chiodini (MDB) para que façam frente em outros projetos e que os recursos e investimentos para Santa Catarina continuem a todo o vapor.

Nesta semana deve haver uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), para tratar da oficialização da bancada e estruturar as coordenações. Se concretizado, será uma iniciativa inédita para reunir as duas regiões do país no que está sendo chamado de “Bancadão Sul Sudeste”.