A Polícia Militar divulgou em suas redes sociais a intenção de aplicar o protocolo run hide fight (corra, se esconda e lute) nas escolas de Santa Catarina. As ações amplamente difundidas nos Estados Unidos, inclusive pelo FBI, deverão ser difundidas pelo Programa Rede de Segurança Escolar.
A PM busca desenvolver ações permanentes para evitar desordens e crimes nas escolas. Através do programa Rede de Segurança Escolar, a Polícia Militar está presente em mais de duas mil escolas.
Nelas, os policiais militares efetuam policiamento de forma programada dentro e fora do ambiente escolar. Na última semana, as ações de prevenção em colégios foram intensificadas. As escolas de todo Estado estão recebendo mais policiamento.
Para prevenir as práticas de terrorismo doméstico com múltiplas vítimas, como a registrada no Centro de Educação Infantil Cantinho Bom Pastor em Blumenau, em que quatro crianças foram mortas por um homem com uma machadinha, a PM irá difundir as novas técnicas de prevenção. A técnica consiste em treinar os professores e funcionários para se defenderem de possíveis ações criminosas.
Policiais de todo o Estado serão capacitados para serem multiplicadores do run hide fight nas escolas. O treinamento consiste em orientar as vítimas em potencial a defenderem-se quando de um ataque de um agente invasor.
“A PMSC entende que o monitoramento de potenciais agentes destes crimes, em parceria com os demais órgãos de Segurança Pública, do controle cibernético de informações que fomentem a prática de crimes bárbaros, precisam ser mantidos permanentemente por toda a sociedade. Além disso, através do Projeto Minha Escola a PMSC aumenta o efetivo para a segurança das escolas estaduais, utilizando policiais que trabalham em serviço administrativo em rondas escolares”, informou a Polícia Militar.