Chapecó é referência nacional em segurança nas escolas

Ao longo desta semana, o município de Chapecó recebeu a visita de várias comitivas formadas por prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais de diferentes lugares do país. O objetivo é verificar como funcionam as portas giratórias com detectores de metais, instaladas, até o momento, em 5 instituições, na rede municipal de ensino. Além disso, Chapecó tem um sistema de segurança exemplar instalado em escolas e CEIMs que conta com vídeo portão, câmera de monitoramento, alarmes, travas de portões, mola aérea hidráulica para fechar portas, a Patrulha Escolar com rondas da Guarda Municipal, entre outros.

O município também está adotando novas medidas de segurança como a contratação de 100 coordenadores de segurança, remanejamento de vigias e guardas municipais para atuarem nas 84 unidades escolares, o cercamento das instituições que ainda não tem essa proteção, com altura de 2,2 metros, instalação de botão do pânico, compra de raquete detectora de metais e mais 12 portas giratórias com detectores de metal. Ainda, serão contratados dois especialistas em segurança para dar cursos para a Guarda Municipal e professores, para que saibam agir numa situação de ataque em unidades educacionais.

“Não estamos medindo esforços para garantir a segurança de nossas crianças e adolescentes e isso tem servido de exemplo para outros municípios, o que nos mostra que estamos no caminho certo”, ressaltou Astrit Tozzo, secretária de Educação de Chapecó.

Estiveram em Chapecó, representantes de Xaxim-SC, Paranaguá-PR, Camboriú-SC e Sarandi-RS. Na próxima semana, a agenda de visitas seguirá. A previsão é de que venham grupos dos municípios de Panambi-RS, Osasco-SP, Maceió-AL, Vacaria-RS, Porto União-PR, Erechim-RS e Toledo-PR.