Pelo Estado 28/03: Bancadão Sul/Sudeste, Reforma Tributária e outros assuntos

Bancadão Sul e Sudeste pode dar fôlego para obras catarinenses

Obras estruturantes de Santa Catarina poderão ganhar um significativo reforço com a criação do Bancadão Sul e Sudeste, anunciado pela deputada federal, Caroline de Toni (PL), presidente do Fórum Parlamentar Catarinense, na reunião de Diretoria da Facisc e presidentes das Associações Empresariais de Santa Catarina. As obras fazem parte também dos principais pleitos da Facisc. De acordo com a deputada, a ideia é ter mais força para os pleitos das regiões. As regiões Sul e Sudeste concentram 7 estados e 277 deputados, sendo muito fortes politicamente e economicamente.

O Bancadão Sul Sudeste é proposto e coordenado pelo deputado federal mineiro, Luiz Fernando Faria (PSD-MG). Integrantes irão realizar a primeira reunião estadual em Minas Gerais. O encontro deve ocorrer dentro do próximo evento do Consórcio de Integração Sul Sudeste (Cosud) que será em Minas Gerais em maio ou junho.

Entre as pautas comuns estão a reforma tributária e as questões relacionadas a rodovias federais que atravessam os Estados, além das demandas específicas de cada região que ainda serão coletadas. Essa segunda reunião é justamente para identificar as demandas comuns, as que são de interesse de cada Estado e que são estruturantes e relevantes.

A deputada Caroline de Toni já articulou com os deputados Pedro Uczai (PT) e Carlos Chiodini (MDB) para que façam frente em outros projetos e que os recursos e investimentos para Santa Catarina continuem a todo o vapor.

Nesta semana deve haver uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), para tratar da oficialização da bancada e estruturar as coordenações. Se concretizado, será uma iniciativa inédita para reunir as duas regiões do país no que está sendo chamado de “Bancadão Sul Sudeste”.

Reforma Tributária em pauta

Foto: Assessoria parlamentar

Aliás, o debate sobre reforma tributária, acende discussões na Assembleia Legislativa. O deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) também empresário do setor têxtil e do agronegócio, se reuniu com Miguel Abuhab, fundador da Datasul e do Movimento Destrava Brasil. Eles discutiram a PEC -110, que contou com o auxílio de Abuhab, empresário de Joinville, na elaboração. O texto prevê a unificação de diversos impostos que hoje são pagos ao longo da cadeia produtiva em um só: o Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Além disso, Abuhab defende um modelo de cobrança simples e automática na transação financeira, buscando eliminar sonegação, inadimplência, informalidade e corrupção e, assim, aos poucos, tornar possível a queda da alíquota. O encontro rendeu tema de moção na Assembleia Legislativa, reivindicando ao Congresso Nacional prioridade aos debates da Reforma Tributária.

Portugal 1

Um comitiva catarinense esteve em em Lisboa, Capital de Portugal, em um Roteiro de Inovação e Tecnologia, a convite da reitoria da Unesc, de Criciúma. Participaram, os deputados Ivan Naatz (PL) e Rodrigo Minotto (PDT), além do prefeito Clésio Salvaro (PSDB). Entre as instituições visitadas, Ivan Naatz destacou a empresa Trato Lixo, que recolhe os dejetos e resíduos sólidos de quatro municípios com cerca de 900 mil habitantes. A partir do lixo é gerada energia elétrica e produtos de compostagem de resíduos orgânicos para uso na agricultura sustentável.

Portugal 2

O deputado estadual Rodrigo Minotto destacou a estrutura do Sebrae no World Trade Center, que conecta empreendedores brasileiros ao mercado português. “Também conhecemos a estrutura de Cascais que aplicou uma estrutura de cidade inteligente. A ‘Cascais SmartCity’ consegue simplificar e unir as pessoas com medidas e projetos de desenvolvimento humano e qualidade de vida”, explica Minotto. No encerramento do roteiro, na sexta-feira ( 24), a comitiva esteve em visita à Embaixada do Brasil em Lisboa.

Marcha a Brasília

Cerca de 450 representantes, entre vice-prefeitos, secretários municipais e servidores estarão presentes na Capital Federal para a 24ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que será realizada entre os dias 27 a 30 de março deste ano e coordenado pela Confederação Nacional dos Municípios. Uma das responsáveis pela mobilização dos participantes catarinenses, a FECAM desembarcou nesta segunda-feira (27), em Brasília. Na pauta dos representantes de Santa Catarina estão temas como a reforma tributária, o piso salarial do magistério, saneamento básico, o Censo Demográfico e o Fundo de Participação dos Municípios.

Crédito para empresas

Balneário Camboriú e Camboriú, Navegantes e Itajaí terão mais uma oportunidade de acesso ao crédito da Facisc, o Faciscred. A iniciativa busca construir parcerias para oferecer soluções para a abertura e crescimento de negócios nos diversos setores representados pelo Sistema FACISC. O lançamento na Associação Empresarial de Navegantes (Acin) acontece hoje (terça). Além disso, as associações empresariais de Timbó, Bombinhas, Itapema e Porto Belo, Indaial, Brusque, Blumenau, Tijucas, Penha, Canelinha, São José, Santo Amaro da Imperatriz e Garopaba também estão na expectativa de oferecer o acesso para mais de 8.800 empresas associadas.

>> Clique aqui para ver a coluna Pelo Estadopelo_estado_28-03-2023 (1)

Produção e edição 

Por  Mônica Foltran para APJ/SC e ADI/SC

Contato: peloestado@gmail.com