Pelo Estado 24/02: Posse de secretários, Reforma Administrativa e outros assuntos

Posse de secretários marca novo momento no Governo do Estado

Com o teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, lotado, o Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, deu posse aos dois novos secretários que integram ao Executivo, Silvio Dreveck (PP) e Jerry Comper (MDB). O ato representou mais que a posse oficial, foi também a consolidação da adesão do MDB e do PP no Governo. No palco estavam ainda o senador Esperidião Amin (PP), a senadora Ivete da Silveira (MDB), e o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Mauro de Nadal (MDB), que recebeu em mãos a Medida Provisória que propões a Reforma Administrativa para a criação de novas secretarias.

Em seu discurso Jerry Comper, que assume a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, deixou claro que o Governador, com mais de 70% dos votos válidos, não precisava abrir as portas ao MDB, mas o fez. Jerry também agradeceu seus correligionarios que vieram de todas as partes do Estado para prestigiar a posse com faixas e cartazes, deixando evidente o peso do partido. Ao final, em um ato mais que simbólico, Jerry pediu licença para deixar de ser deputado, tirou a gravata, vestiu o colete amarelo da Pasta e pediu licença novamente para ser secretário. Foi aplaudido em pé.

“Na época em que o hoje governador Jorginho era vereador em Herval d’Oeste, o governador Antônio Carlos Konder Reis dizia: “Governar é encurtar distâncias”. Ele pregava a necessidade de melhorar nossas estradas. No final das contas, ainda hoje, o que mais queremos”, disse o novo secretário Jerry,

A nova secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, que será constituída com a Reforma Admnistrativa já tem secretário: ex-deputado estadual Silvio Dreveck. Natural de Campo Alegre, Dreveck foi vereador, secretário municipal da saúde, prefeito de São Bento do Sul e deputado estadual por três mandatos. Em seu discurso disse ser a primeira vez como secretário de Estado e falou da importância em assumir uma pasta  que representa o  PIB do Estado. Entre os compromissos ressaltou o Pronampe Catarinense, uma das políticas públicas propostas pelo Governador.  “Vou cumprir com seriedade e empenho esse compromisso”, destacou Dreveck que é presidente estadual do PP.

Deputado Emerson Stein assume vaga na Assembleia

FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Entra no lugar do deputado estadual eleito Jerry Comper, o primeiro suplente de deputado pelo MDB e ex-prefeito de Porto Belo, Emerson Stein, tomou posse ontem, na Assembleia Legislativa. Stein iniciou a vida pública em Porto Belo, onde foi secretário, vereador e presidente da Câmara de Vereadores. Seu último cargo político foi de prefeito, onde renunciou para disputar as eleições. Com 25.063 votos, ficou com a vaga de primeiro suplente. No discurso de posse, disse que vai ter um mandato atuante, principalmente na cobrança de demandas defendidas durante a campanha, como o novo acesso a Bombinhas, beneficiando assim Porto Belo, Itapema, e melhorias na SC 410, conhecida como rodovia da morte, que liga Tijucas a Nova Trento.

Energia Solar

Encontro virtual internacional discutiu ações para fomentar o intercâmbio entre Santa Catarina e a Calábria, estado da Itália. Os italianos têm interesse na aquisição de equipamentos para produção de energia renovável, como os sistemas e equipamentos de geração de energia solar fotovoltaica produzidos pela empresa Weg, de Jaraguá do Sul. A reunião, articulada pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), teve a participação do presidente da Assembleia Legislativa da Calábria, Filippo Mancus, do cônsul geral da Itália para os estados do Paraná e Santa Catarina, Salvatore di Venezia, e de representantes de câmaras de comércio entre os dois países, entre outras lideranças.

Vítimas de crimes

Em um ano, Núcleo Especial de Atendimento a Vítimas de Crimes (NEAVIT), do MPSC especializado em acolher vítimas de crimes realizou 344 atendimentos. Cerca de 90% dos atendimentos foram prestados a mulheres. Mais da metade dos casos (56%) se refere a situações de violência doméstica, cometidas pelo companheiro ou ex-companheiro da vítima em 78% das vezes. Outros atendimentos nesse primeiro ano de atividades são situações de violência sexual fora do ambiente doméstico (12,58 %), ameaça (4,72%), estupro de vulnerável (2,83%), injúria racial (1,57%) e transfobia (0,31%). Outros crimes diversos somam os restantes 22,3%.

Ampliação estadual

Desde que foi implantado, o NEAVIT atende à região Metropolitana de Florianópolis, mas prepara para o atendimento em todo o Estado, inicialmente restrito a algumas formas de violência, como os crimes de racismo e homofobia (em parceria com o Núcleo de Enfrentamento aos Crimes de Racismo e Intolerância do MPSC e com a 40ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital, que tem abrangência e exclusividade estadual para o processamento de crimes de ódio) e para os casos de violência doméstica contra mulheres indígenas.

Influenza aviária

Com a confirmação de focos recentes de influenza aviária no Uruguai e na Argentina, Santa Catarina está incrementando as ações de prevenção e vigilância para impedir a entrada da doença no estado. Nesta semana, o Comitê Estadual de Sanidade Avícola se reuniu para tratar da situação. Foi apresentada uma atualização sobre focos em países vizinhos, sendo que o Brasil continua sem registro de casos da doença. O secretário da Agricultura Valdir Collato está em contato o Rio Grande do Sul e o Paraná para que articular ações em conjunto na prevenção. A avicultura é uma atividade econômica importante na região, sobretudo em Santa Catarina, segundo maior produtor do país.

Sustentabilidade

A SCGÁS aprovou a criação do seu primeiro Comitê de ESG (Environmental, social, and corporate governance), sigla que engloba as frentes de governança ambiental, social e corporativa. Com o objetivo de fortalecer as ações já implementadas no âmbito da sustentabilidade. O papel inicial do Comitê de ESG é classificar todas as ações já implementas pela Companhia e que estão em conformidade com os requisitos de sustentabilidade ambiental, social e de governança, e garantir a adoção desses princípios na realização da missão institucional.

>> Clique aqui para ver a coluna Pelo Estadopelo_estado_24-02-2023

Produção e edição 

Mônica Foltran para APJ/SC e ADI/SC

Colaboração Cláudia Carpes

Contato: peloestado@gmail.com