Coluna Pelo Estado 06/07

Fiesc debate parceria com Israel

A ampliação dos negócios entre Santa Catarina e Israel foi debatida durante reunião na Federação das Indústrias (FIESC), nesta segunda-feira, dia 4, em Florianópolis. No encontro, que contou com a participação de uma delegação, liderada pelo embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar Zonshine, o presidente da Federação, Mario Cezar de Aguiar, destacou a importância de incrementar os negócios bilaterais. “Podemos identificar oportunidades para aumentar a corrente de comércio. Santa Catarina é um estado produtor, dinâmico, empreendedor e resiliente”, afirmou, lembrando que, em 2019, a entidade promoveu missão empresarial em que visitou o ecossistema de inovação israelense. “Israel nos mostrou que o impossível não existe”, completou Aguiar. Israel é um país pequeno, com 9 milhões de habitantes, e recursos naturais limitados. Para sobreviver, precisou desenvolver a sua indústria e o sistema de ciência e tecnologia, além de criar uma economia com foco nas exportações, explicou o embaixador. Apesar da escassez de água, Israel tem um sistema tecnológico de dessalinização da água do mar, que é reconhecido no mundo. Além de abastecer toda a sua população, exporta para países vizinhos. Zonshine informou ainda que o governo apoia empresas e indústrias que atuam com pesquisa e desenvolvimento, inclusive assumindo o risco do negócio. Ele salientou ainda que Israel também é uma referência em cibersegurança e na criação de sistemas que são utilizados em carros e em aviões, por exemplo. De janeiro a maio, Santa Catarina exportou US$ 8,3 milhões para Israel. Entre os principais produtos embarcados no período estiveram motores elétricos, obras de carpintaria para construções, carne bovina congelada, impressoras industriais, madeira MDF e madeira compensada. No mesmo período, o estado importou US$ 54,4 milhões de Israel. Entre os principais produtos comprados por SC estiveram fertilizantes potássicos, fertilizantes fosfatados, têxteis e artigos de tecido, polímeros de etileno e máquinas agrícolas.

ACI, 90 anos

A trajetória de 90 anos de existência da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) – Casa do Jornalista foi celebrada na noite desta segunda-feira, 4, em uma sessão especial realizada a pedido da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Durante a sessão, foram destacados os jornalistas que presidiram a ACI (Cyro Barreto, Osmar Aires Teixeira, Moacir Pereira e Ademir Arnon). Na abertura, um vídeo discorreu sobre a história da associação, que foi fundada em julho de 1932 na capital do estado por um grupo de 31 jornalistas, sob a liderança de Altino Flores.

Mais leitos

A Secretaria de Estado da Saúde segue ampliando a capacidade de atendimento intensivo no estado. Nesta segunda-feira, 4, foi aberta a primeira UTI neonatal SUS em Brusque. São 10 leitos para atendimento de recém-nascidos no Hospital Azambuja. A unidade já está recebendo pacientes via Central de Regulação Estadual. A região abrange uma população de cerca de 350 mil habitantes. Também foram abertas outras mais 2 Unidades de Terapia Intensiva pediátrica no Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul.

Luto

A Alesc registrou com pesar o falecimento do ex-deputado estadual Cairu Hack, aos 68 anos, no último sábado, 2. Natural de Pato Branco (PR), ele exerceu mandato na 12ª Legislatura, entre 1991 e 1995, eleito pelo PDS com 13.524. Era engenheiro civil e empresário. A família de Hack foi uma das fundadoras de São Lourenço do Oeste, base política do ex-deputado. Lá, ele foi prefeito duas vezes (1983 a 1986 e 1997 a 2000). No ano passado, recebeu da Câmara de Vereadores o título de Cidadão Honorário.

Manual

“Traduzir, em uma linguagem mais simples, as principais regras que devem ser observadas na propaganda eleitoral com objetivo de facilitar o entendimento e evitar infrações pelos envolvidos no processo eleitoral”, disse o juiz corregedor, desembargador Alexandre d’Ivanenko, ao lançar o Manual da Propaganda Eleitoral das Eleições 2022, que está disponível no portal do TRE-SC. O Manual é direcionado a operadores do Direito, candidatas e candidatos, partidos, federações, imprensa e público em geral.

Agressão a animais

O plenário da Alesc vai debater o Projeto de Lei que proíbe a divulgação nas mídias sociais de cenas de agressão a animais. A matéria, aprovada durante reunião da Comissão de Turismo e Meio Ambiente nesta terça-feira, 5, altera o Código Estadual de Proteção aos Animais e prevê também alteração das multas previstas para os infratores da legislação existente. De autoria do deputado Marcius Machado (PL), o texto pretende vedar a exibição, para fins de entretenimento, de imagens e áudios que contenham cenas que contenham atos de agressão, abuso, crueldade, abandono e castigo a animais.