Coluna Pelo Estado 25/06

Epagri/SC inova no combate ao vilão da produção de milho

Um inseto de poucos milímetros causou prejuízos bilionários à produção de milho catarinense na safra 2020/21. Naquele ano, a colheita caiu para 1,8 milhão de toneladas, contra 2,8 milhões colhidas na safra anterior. Embora as perdas também incluam o impacto da estiagem, a grande responsável pela quebra foi a cigarrinha-do-milho. A Epagri agiu rápido e de forma inovadora. Em setembro de 2020, realizou um ciclo de capacitações para técnicos e agricultores. E no início de 2021, criou o Comitê de Ação Contra a Cigarrinha-do-milho e Complexo de Enfezamentos, reunindo membros das seguintes instituições: Epagri, Udesc, Cidasc, Ocesc, Fetaesc, Faesc, CropLife Brasil e Secretaria de Estado da Agricultura. Esse comitê implantou o Programa Monitora Milho SC, com o objetivo de acompanhar as populações e a infectividade da cigarrinha-do-milho no Estado. Para isso, uma malha de amostragem com 22 pontos de monitoramento foi instalada em lavouras de Santa Catarina. Em cada lavoura monitorada, técnicos da Epagri e da Cidasc instalam quatro armadilhas nas bordas do milharal. As armadilhas são coletadas semanalmente e encaminhadas para o Laboratório de Fitossanidade da Epagri, em Chapecó, onde as amostras passam por testes moleculares. Relatórios semanais com dados de população do inseto-vetor e de infectividade são divulgados em redes sociais, páginas oficiais e outros canais de comunicação. Essas informações ajudam agricultores e técnicos a tomar decisões sobre o manejo e verificar a eficiência das estratégias adotadas. Dentro das propriedades, a Epagri orienta sobre medidas de controle, como escolha de variedades de milho tolerantes aos enfezamentos, uso de sementes tratadas e redução da janela de semeadura. Os relatórios da primeira safra de 2021/22 apontaram redução da população da cigarrinha-do-milho em Santa Catarina. Esse monitoramento, somado ao comprometimento dos produtores e à adoção de boas práticas no campo, mostra que Santa Catarina está cada vez mais preparada para controlar o problema.

BR-280 duplicada – USAR FOTO

O Governo do Estado inaugurou esta semana em Guaramirim a duplicação do trecho estadualizado da BR-280, num trecho de quase nove quilômetros. A obra foi paralisada em março de 2018 e retomada em novembro de 2019, na atual gestão. O investimento para a duplicação foi de aproximadamente R$ 120 milhões, incluindo as marginais e a construção do elevado no entroncamento com a SC-108, no sentido Massaranduba. Para o prefeito de Guaramirim, Luis Antonio Chiodini, a obra fará com que a cidade dê um salto em termos de desenvolvimento econômico.

Otimismo

“De uma maneira geral, estou com uma visão um pouco diferente do que estamos lendo nos jornais. Estou mais construtivo com o Brasil e um pouco mais preocupado com o mundo”, disse o chairman do BTG Pactual, André Esteves, durante encontro promovido pela Federação das Indústrias (Fiesc), nesta quinta-feira, 23, em Florianópolis. Apesar do cenário positivo, Esteves, do BTG, chamou a atenção para a inflação global, que cresceu com a pandemia e se agravou com a guerra Rússia-Ucrânia.

Assistência Social

Foi reinstalada no início da tarde desta quinta-feira (23), em evento na Assembleia Legislativa, a Frente Catarinense em Defesa do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O ato, realizado no Auditório Antonieta de Barros, contou com a presença de gestores municipais da assistência social de todo o estado, que também participaram de debates sobre o tema. A reinstalação contou com a presença da deputada Luciane Carminatti (PT), coordenadora da Frente Parlamentar do Suas.

Prêmio Inovação

Os vencedores do Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer serão conhecidos nesta segunda-feira, 27, em Florianópolis. São 37 finalistas concorrendo em 14 categorias. O prêmio, criado pela Lei 14.328, de 2008 (Lei Catarinense de Inovação), homenageia a memória do Professor Caspar Erich Stemmer, personalidade catarinense de destaque nacional no desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) é responsável por sua organização.

PGE, 40 anos

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) celebra 40 anos de atuação e para marcar a data, promove um evento especial com a participação dos ministros do STF, Luís Roberto Barroso e Cármen Lúcia, além do lançamento de um documentário contando a história da instituição. Chamado PGE 40 Anos – Direito à História, o conjunto de atividades busca valorizar e resgatar a trajetória do órgão central de serviços jurídicos de SC. Elas iniciam com uma sessão solene promovida pela Assembleia Legislativa, na terça-feira, 28.