Coluna Pelo Estado 08/06

SC segue com maior geração de empregos no Sul do País

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho esta semana, apontam que Santa Catarina teve a maior geração absoluta de postos de trabalho formais no Sul do Brasil durante os quatro primeiros meses do ano. O saldo no primeiro quadrimestre foi de 66.922 vagas, o terceiro melhor resultado do Brasil, atrás apenas dos dois estados mais populosos do país: São Paulo e Minas Gerais. Santa Catarina, mesmo com uma população quase 40% menor que os vizinhos Paraná e Rio Grande do Sul, teve a maior geração absoluta de postos de trabalho formais no Sul do Brasil. Além desta marca, também possui a menor taxa de desemprego do Brasil, com 4,5%, menos da metade da média nacional. Para reforçar o bom desempenho do estado, conforme análise do Observatório FIESC, a indústria catarinense gerou 21.089 novos postos formais de trabalho nos quatro primeiros meses de 2022, resultado que coloca o estado na terceira melhor colocação do país. Atrás apenas de São Paulo (48.526) e Rio Grande do Sul (30.653), a indústria catarinense registra saldo positivo no ano, apesar do resultado de abril, quando houve fechamento de 884 vagas. No mesmo período, Santa Catarina registrou a abertura de 66.922 novas vagas. O resultado é puxado pelo setor de Serviços, que colaborou com a geração de 34.192 postos de trabalho, seguido pela Indústria (21.089) e Construção (11.277). O resultado reflete o desempenho dos setores da indústria catarinense no Comércio Exterior. No primeiro quadrimestre do ano, as exportações de Santa Catarina registraram crescimento de 27,3% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando US$ 3,6 bilhões de vendas para outros países. Entre os principais produtos comercializados, despontam as carnes de aves e suínas (26,4%), Madeira serrada, Compensada, Móveis e Obras de carpintaria para construções (13,0%), Motores elétricos (5,9%) e Partes de motor (4,5%).

Aeroportos

Os aeroportos de Correia Pinto e Jaguaruna terão voos regulares para Guarulhos (SP), anunciou a Gol. Serão três voos semanais, nas terças-feiras, quintas e sábados, com itinerário Guarulhos – Correia Pinto – Jaguaruna – Guarulhos. A operação é viabilizada porque desde dezembro de 2020, Santa Catarina tem redução de ICMS do querosene de aviação, como estímulo à aviação regional. As alíquotas podem baixar para 7% para as companhias aéreas que operam em todos os seis aeroportos do Estado (incluindo aí Florianópolis, Navegantes, Joinville e Chapecó).

Transformação Digital

O Crea-SC segue em ritmo acelerado de transformação digital, visando à evolução e a desburocratização dos seus serviços. Inovações como o Acervo Técnico Digital, o Balcão Virtual, o acompanhamento de protocolos On Line e agora o novo Creanet, colaboram para fortalecer a cultura do papel zero e dar maior autonomia e agilidade aos profissionais. Intuitivo e com diversas funcionalidades visando mais praticidade ao dia a dia dos usuários, o novo sistema corporativo do Crea-SC é o primeiro conselho profissional a integrar com a conta gov.br.

Monkeypox

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), recebeu a notificação de um segundo caso suspeito de Monkeypox. É um homem de 28 anos, residente em Blumenau, que iniciou os sintomas em 30 de maio, com lesões de pele em diferentes áreas do corpo, febre e adenomegalia (aumento de gânglios linfáticos). O paciente vem apresentando melhora geral do quadro de saúde, mas deverá manter-se em isolamento domiciliar até o completo desaparecimento das lesões, conforme descrito no protocolo do Ministério da Saúde.

Segurança

Maio apresentou redução nos principais índices de criminalidade violenta em SC. O estado teve o menor número de assassinatos para o mês desde o ano de 2008. Foram 47 homicídios, redução de 50% em relação a 2017, quando houve o pico de mortes violentas. O dado reflete uma queda contínua nos índices de violência. Entre janeiro e maio deste ano, houve diminuição de 7% nos homicídios na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial.

Chuvas

Com o aumento no volume de chuvas em grande parte do estado, os níveis dos rios e reservatórios em maio tiveram boa recuperação. De acordo com o Boletim Hidrometeorológico Integrado n°39, de maio, não há municípios com o serviço de abastecimento em condição crítica ou alerta, somente em atenção.Em junho, a previsão indica que a chuva deve ocorrer associada a formação/passagem de sistemas de baixa pressão em todos os níveis da atmosfera e de frentes frias. E até agosto, o volume de chuva em Santa Catarina deve ficar na média climatológica.