SC se consolida como a terra do emprego
Os números apresentados esta semana pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) confirmam que Santa Catarina se consolida como a terra das oportunidades e do emprego no Brasil. O estado catarinense gerou 64.038 vagas formais nos três primeiros meses de 2022. Trata-se do segundo melhor resultado do país em números absolutos, atrás apenas de São Paulo (com 176 mil), que possui uma população quase sete vezes maior. Dessa maneira, Santa Catarina segue à frente de seus vizinhos do Sul e de unidades da federação mais populosas, como Minas Gerais e Rio de Janeiro. Atualmente, Santa Catarina possui a menor taxa de desemprego do país, de 4,3%, segundo o IBGE. Além disso, foram criadas quase 168 mil vagas formais no ano passado, o melhor resultado da história. Na divisão por setores econômicos, o destaque em março ficou para os serviços. Foram mais de 7 mil novos empregos. A construção civil veio logo em seguida, com 2,8 mil vagas. A indústria (2,5 mil) e o comércio (651) também tiveram saldo positivo. Apenas a agropecuária teve resultado negativo, por questões sazonais. As cinco cidades que mais geraram empregos em Santa Catarina no primeiro trimestre são: Blumenau (5.024), Joinville (4.630), Florianópolis (3.631), Itajaí (3.333) e Itapema (2.555). Esses números também retratam que a recuperação econômica de Santa Catarina segue a passos largos. Entre os 295 municípios catarinenses, 277 já ultrapassaram o nível de empregos com carteira assinada que mantinham antes da pandemia. Isso representa uma taxa de aproximadamente 94%, o segundo melhor resultado entre os estados brasileiros, atrás apenas do Acre – o Distrito Federal não possui municípios. Em números absolutos, Joinville possui o melhor desempenho do estado. Atualmente, a cidade tem 220,7 mil trabalhadores com carteira assinada, o que representa um avanço de 19,2 mil vagas em relação a fevereiro de 2020 (9% a mais). Outro destaque fica para Itapema, com um avanço de 28% no período (5,5 mil vagas).
Vacinação
O Dia D, de mobilização estadual, das Campanhas de Vacinação contra a gripe e contra o sarampo acontece neste sábado, 30. Os municípios catarinenses vão disponibilizar pontos de vacinação para imunizar a população contra as duas doenças. Serão vacinados contra a gripe os idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores cinco anos; e contra o sarampo as crianças de seis meses a menores de cinco anos e os trabalhadores da saúde.Seguindo orientação da Secretaria de Estado da Saúde, os municípios que tiverem doses extras da vacina contra a gripe podem antecipar a vacinação dos demais grupos prioritários da Campanha, que inicia no próximo dia 2 de maio.
Festa do Peão Laçador
O prefeito de Correia Pinto, Edilson Germiani dos Santos, utilizou a tribuna da Alesc esta semana para divulgar a realização da 6ª edição da Festa do Peão Laçador. A festividade ocorre de 5 a 10 de maio e marca os 40 anos da emancipação político-administrativa do município. Além de shows musicais com nomes de âmbito regional e nacional, o evento contará com atividades como feira de gado, cavalgada, prova de laço, gineteada, bailes e caminhada esportiva.
Inclusão
Cerca de 300 profissionais da educação e representantes de entidades públicas e privadas participaram, em Imbituba, nesta quinta-feira (28), de uma capacitação voltada à inclusão escolar de alunos com deficiência. Promovido pela Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, o evento destacou a importância da neurociência para os processos de aprendizagem.
Arthur Lira
Em evento realizado em Florianópolis, com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar foi enfático:“O Brasil vive um momento de extrema polarização. Nesse contexto, é importante relembrar a necessidade da harmonia e independência entre os poderes”, disse, em nome do Conselho das Entidades Empresariais de SC (Cofem). Lira recebeu documento contendo as pautas que o setor produtivo catarinense.
13º antecipado
O governador Carlos Moisés da Silva anunciou, nesta sexta-feira, 29, que metade do décimo terceiro salário dos servidores ativos e inativos do Estado de Santa Catarina será pago dia 15 julho. Aproximadamente 170 mil servidores, entre ativos e inativos, serão beneficiados diretamente. O Governo do Estado calcula que mais de R$ 540 milhões devem circular na economia catarinense a partir do pagamento de 50% do décimo terceiro.