Facisc lança Voz Única na nesta quinta-feira
A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e as 149 associações que compõem o Sistema já começaram a levantar as pautas que vão compor o Voz Única, documento elaborado pela entidade que serve como uma espécie de “plano de governo” a ser apresentado aos candidatos aos cargos executivos em Santa Catarina. A versão 2022 do Voz Única será apresentada oficialmente nesta quinta-feira, 28, na sede da Federação, em Florianópolis. A ideia da entidade é que em julho a cartilha esteja pronta. O evento reunirá a diretoria da instituição, presidentes de associações empresariais e líderes de todo o estado. Há 16 anos o Projeto Voz Única disponibiliza à sociedade uma ferramenta que orienta e informa sobre as demandas de SC do ponto de vista empresarial de forma sistematizada, acessível e participativa. “É uma forma de monitorar os esforços do poder público para atender essas necessidades”, destacou o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves. Na prática, a entidade faz um levantamento de cada região do estado com as principais necessidades, publica uma cartilha com cada um desses pleitos, faz encontros de entrega das cartilhas aos candidatos e um debate sobre os temas abordados. O Programa também é um meio de acompanhamento dessas demandas e traça um raio-x do que o estado precisa. Além disso, está alinhado com a agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A definição das bandeiras e pleitos dentro de infraestrutura, política e gestão pública, ambiental, rural, tributária, trabalhista, educação e inovação, saúde, segurança, setorial e segmentos já começou nas 12 regionais da entidade. Os próximos passos serão o levantamento das demandas nas cidades, definição dos pleitos regionais e validação em conjunto dos pleitos. Como novidade desta edição, a Facisc fará o monitoramento dos itens publicados, dará acesso a este monitoramento e a todas às informações levantadas nos últimos 16 anos.
Marcha dos prefeitos
“Passa por nossas mãos não o futuro dos Municípios apenas, mas o desta grande nação, Brasil. Se para a prefeitura não é fácil, imagine para a presidência da República. Nós pedimos sabedoria, força para resistir e coragem para decidir”. Com essas palavras, o presidente da República, Jair Bolsonaro, iniciou o discurso aos mais de 8 mil participantes na abertura da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que aconteceu na manhã desta terça-feira, 26, em Brasília. Além dos prefeitos, o evento contou com a presença do presidente da CNM, Paulo Ziulkoski; dos presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira, além de membros do Conselho Político da CNM.
Renal
Blumenau passa a contar com uma nova sede da Associação Renal Vida: o Centro de Alta Complexidade Renal, um dos maiores e melhores do Sul do Brasil. Com investimento de cerca de R$ 37,1 milhões, a estrutura dobrará a capacidade de atendimento, que passará de 180 vagas de hemodiálise para 360. A inauguração ocorreu nesta segunda-feira, 25, com a presença do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Lencina Fagundes. O governador Carlos Moisés não pode estar presente no evento, mas enviou um vídeo parabenizando pelo novo Centro.
Família na Escola
As 1.053 escolas da rede estadual promovem em 30 de abril, sábado, o Dia da Família na Escola, com o tema: Educação, relações de trabalho e empatia. O Dia da Família na Escola é uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação e transformada em lei em 2014. Além das unidades estaduais, participam as escolas municipais e a rede escolar da Fiesc (Sesi e Senai), Fecomércio (Sesc e Senac), Faesc (Senar) e Fetrancesc (Sest e Senat) de todo o estado.
Maçãs
Os cultivares de maçã Luiza, Venice e Isadora, desenvolvidos pela Epagri, serão comercializados no mundo sob a marca Sambóia, registrada pelo Grupo Rivoira. Há mais de 20 anos a Epagri mantém cooperação com a International Fruit Obtention (IFO) para colocar no mercado internacional os cultivares de macieira. A Epagri é a única empresa pública do Brasil a fazer melhoramento genético da fruta. Esse trabalho já colocou à disposição dos fruticultores 20 cultivares de maçã de alta qualidade, adaptados ao nosso clima, resistentes a doenças e com alta produtividade.
Parceria
Está confirmada a participação do ex-prefeito de Joinville, Udo Döhler, na pré-campanha de Antídio Lunelli (MDB) ao governo do Estado. Além de correligionários, os dois têm em comum a trajetória de sucesso na iniciativa privada e mais tarde a participação no setor público. Ao confirmar sua participação, Udo Döhler disse que o catarinense deverá se perguntar no pleito deste ano a quem daria a missão de cuidar do seu próprio dinheiro. “O Antídio tem uma trajetória de sucesso, de integridade, honestidade e competência comprovada”, afirmou.