Voo aproxima Serra Catarinense de SP
A chegada do voo inaugural da empresa Azul Linhas Aéreas, no Aeroporto Regional da Serra Catarinense, nesta segunda-feira, 4, em Correia Pinto coloca mais uma região de SC no rumo do desenvolvimento econômico e turístico. A conexão direta com o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), aproxima dois estados que estão nalinha de frente da recuperação pós-pandemia. Os mais de 800 quilômetros que separam Correia Pinto e Campinas poderão ser feitos em cerca de 1h15. Serão seis voos semanais, de domingo a sexta-feira. Empresários poderão intensificar negócios e o turismo ganha como novo destino. O ato que simbolizou a inauguração desta nova rota foi acompanhado pelo governador Carlos Moisés, que destacou que o Governo do Estado busca investir também na aviação, fator fundamental para a integração e o progresso do Estado. “A Serra Catarinense está mais perto dos grandes centros do país. É um dia histórico. Depois de 23 anos de espera se torna realidade. Para viabilizar esse aeroporto foram feitos balizamentos, iluminação, cercamentos, licenças ambientais e outros. Foram cerca de R$ 10 milhões investidos na nossa gestão. Tenho certeza que vamos ter muitos resultados. Vai auxiliar na economia, no turismo e em novas oportunidades”, disse o governador. Carlos Moisés ressaltou o apoio da Alesc na aprovação do projeto de regulamentação dos incentivos fiscais para a aviação, que prevê menor tributação para as que operarem em mais aeroportos catarinenses. O projeto foi aprovado em 2019. Caso a companhia aérea opere voos regulares em, no mínimo, quatro aeroportos de Santa Catarina a redução da alíquota de ICMS de querosene de aviação é de 17% para 12%, e para 7% caso a companhia opere voos regulares em, no mínimo, seis aeroportos catarinenses. “Isso estimula o voo, as operações regionais, que é que está acontecendo aqui em Correia Pinto”, pontuou. Durante o ato, Carlos Moisés informou que em breve quer voltar ao município para anunciar a licitação de pavimentação de outra obra importante para a Serra Catarinense, a ligação de Palmeira a Correia Pinto, a SC-284. O projeto está sendo analisado na Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade
Ligação direta
O prefeito de Correia Pinto, Edilson Germiniani dos Santos, destacou que esta segunda-feira, 4, foi um dia especial para o município e toda região por conta do início da operação do voo da Azul. “O governador se comprometeu e hoje podemos ver essa realidade com o voo, a nova conexão que vai transformar a nossa região. Nossa população merecia este investimento.” O assessor especial da presidência da Azul, Ronaldo Veras, lembrou que o voo vai ligar a região Serrana ao maior hub da companhia, que é o de Campinas, com várias conexões domésticas e internacionais.
Goiabeiras
Nesta segunda-feira também aconteceu a assinatura do convênio com a prefeitura de São Joaquim para a construção da Ponte das Goiabeiras, sobre o Rio Pelotas, na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul, no valor de R$ 12 milhões. Uma espera que chega ao fim após 30 anos. O secretário da Infraestrutura, Thiago Vieira destacou que o governador Carlos Moisés tem investido forte em infraestrutura para potencializar a vocação de cada região. “A partir de hoje, a Serra vive um novo momento.”
Moção de aplauso
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) promove nesta quinta-feira (7), a entrega de moção de aplauso ao Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), por ter ficado entre as três finalistas do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico -2021, com o projeto “Sisp Conecta – Inteligência Policial Integrada”. A solenidade foi uma proposição do deputado Rodrigo Minotto (PDT). O parlamentar explica que o Prêmio e-Gov foi criado em 2002 pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Escola do Legislativo
A Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, braço pedagógico do Parlamento catarinense, vai promover a partir do segundo semestre deste ano a segunda edição do curso de pós-graduação lato sensu de Especialização em Poder Legislativo, Políticas Públicas e Cidadania, com carga horária de 360 horas de aula, totalmente gratuito. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moacir Sopelsa (MDB), assinou nesta sexta-feira (1º) a autorização para publicação do edital do curso que terá 50 vagas, das quais 40 para servidores de Câmaras de Vereadores e dez para servidores da Alesc.
Eu voluntário
Cerca de 600 catarinenses foram reconhecidos pela Fiesc nesta segunda-feira, 4, por atuar como voluntários em projetos sociais de todo o estado no ano de 2021. Além deles, a entidade vai chancelar com o selo ‘empresa amiga’ 61 apoiadoras do programa Eu Voluntário. Evandro Badin, diretor-executivo da Junior Achievement Santa Catarina, abordará a importância do voluntariado. Os participantes conhecerão o projeto Retalhos do Bem, de Joinville, e o trabalho voluntário realizado em Jaraguá do Sul na elaboração de projetos sociais que visam captar recursos federais.