Saúde de SC alerta para aumento de casos de dengue
Desde o início do ano, Santa Catarina vem registrando um grande aumento nos casos de dengue, especialmente na região Oeste. De acordo com o último boletim epidemiológico da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), divulgado nesta sexta-feira, 25, foram registrados 2.657 casos de dengue no estado, sendo que 2.122 (80%) são autóctones, ou seja, a infecção ocorreu no território catarinense. Sozinha, a região Oeste registra 87,6% dos casos autóctones do estado (1.859). Os dados mostram que o número de casos confirmados está dobrando a cada semana, colocando a necessidade de reforçar as medidas de prevenção contra a doença. Em relação aos municípios, 38 registraram casos autóctones, e 10 se encontram em situação de epidemia, ou seja, com uma taxa de transmissão maior do que 300 casos por 100 mil habitantes. Considerando o atual cenário, é fundamental que a população compreenda o risco de manter hábitos que permitam a reprodução do mosquito Aedes aegypti. “Em 2022, oito municípios decretaram situação de emergência devido ao elevado número de casos de dengue: Chapecó, Coronel Freitas, Itá, Maravilha, Palmitos, Romelândia, Seara e Xanxerê. Mais do que nunca, é fundamental verificar locais que possam acumular água e eliminá-los. Essa continua sendo a melhor estratégia de prevenção contra a doença”, reforça Ivânia Folster, gerente de zoonoses da Dive. A transmissão da dengue acontece durante a picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado com vírus. Após a picada, os sintomas podem surgir entre quatro e 10 dias. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) com duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes. Ao apresentar sinais e sintomas deve-se procurar atendimento médico para evitar o agravamento do quadro.
Audiências Públicas
A Assembleia Legislativa tem pelo menos duas audiências públicas importantes nesta semana. Na primeira, a Comissão de Saúde discute o PL 253/2018, de autoria do Poder Executivo, que trata do novo código estadual da vigilância sanitária. O evento será no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, a partir das 9h. O debate foi proposto pelos deputados Dr. Vicente Caropreso (PSDB) e Luciane Carminatti (PT). Na quarta-feira (30), a Comissão de Educação, Cultura e Desporto discute o processo seletivo realizado pela Secretaria de Estado da Educação para a contratação de professores temporários (ACTs) para 2022. O evento será às 17 horas, no mesmo local.
Encontros
As negociações em torno das definições das candidaturas ao governo do estado seguem fortes. Enquanto os prefeitos João Rodrigues e Clésio Salvaro, de Chapecó e Criciúma, respectivamente, intensificam as conversas e esperam pela definição do empresário Luciano Hang, cotado para o Senado; em Florianópolis o governador Carlos Moisés recebeu nesta segunda-feira a visita do presidente estadual do MDB, deputado federal Celso Maldaner. Quem segue apostando no isolamento do chefe do Executivo, pode ser surpreendido nos próximos dias.
Terceiro Setor
O governador Carlos Moisés encaminhou à Assembleia Legislativa o projeto de lei que institui a Política Estadual do Terceiro Setor. De acordo com a proposta, Santa Catarina contará com uma política pública permanente para estimular e fortalecer as organizações da sociedade civil em atuação no estado. A matéria já está em análise nas comissões do Legislativo, e pretende garantir a sistematização e a avaliação das parcerias já existentes entre o Governo Estadual e organizações da sociedade civil.
Mulheres
A Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC) da Polícia Civil de Santa Catarina terá em sua estrutura uma delegacia de polícia voltada para a defesa dos direitos das mulheres. A medida, anunciada em decreto pelo governador Carlos Moisés, é uma das ações da Delegacia Geral da Polícia Civil para fortalecer a atuação da Instituição em todo o Estado no combate aos crimes como feminicídios e a violência doméstica em geral. A Delegacia de Proteção dos Direitos das Mulheres (DPDM) será vinculada à DEIC/PCSC, que tem abrangência de atuação estadual.
Moção de Aplauso
Nesta terça-feira, 29, a Alesc entregará uma Moção de Aplauso para a Soldado PM Fernanda Nicoletti Dalberto e para o Soldado PM Bruno Israel dos Santos Czerwonka, pela rápida ação no salvamento de uma vida. No dia 16 de março, os policiais militares foram chamados para uma ocorrência de tentativa de suicídio na passarela da BR-101, em Itapema. Ao chegar no local, verificaram que havia um homem sentado em cima da grade de contenção, a Soldado Nicoletti subiu na estrutura e conseguiu imobilizá-lo, impedindo que ele agisse. A entrega da moção foi proposta pelo deputado Coronel Mocellin.