Pelo Estado 11 .03.2022

Bancada do Oeste propõe fundo para combater a estiagem na região

Os deputados da bancada do Oeste na Alesc trataram em reunião essa semana da proposta que será apresentada ao governo estadual, para criar um fundo voltado ao combate à estiagem na região. O encontro aconteceu na sala de reuniões da presidência e uma minuta de projeto será entregue ao Executivo nos próximos 15 dias. Os recursos serão para obras estruturantes, em especial cisternas. De acordo com o coordenador da bancada, deputado Valdir Cobalchini, os deputados do Oeste devem se reunir com o governo na próxima semana para discutir a criação do fundo e de onde viriam os recursos. “O objetivo é priorizar obras estruturantes de combate à estiagem. Na reunião com o governo, pretendemos apresentar nossa proposta e esperamos que o Executivo apresente a sua”, destacou. Outra pauta levantada foi a situação das rodovias que, segundo Cobalchini, preocupa os deputados do Oeste no que se refere ao andamento de obras que foram anunciadas para vias estaduais e federais que cortam a região. “Queremos convidar o secretário estadual da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, para apresentar como está a execução dessas obras. Queremos saber em que estágio elas estão, se já houve ordem de serviço, se estão em fase de projeto ou em processo de licitação”, explicou. O coordenador afirmou que, no momento, o combate à estiagem é a prioridade da bancada, mas o grupo vai retomar outras pautas, como questões relacionadas à saúde, segurança e sobre a oferta de vôos comerciais de Florianópolis para o Oeste. O encontro contou a presença do presidente da Alesc, Moacir Sopelsa, dos deputados Maurício Eskudlark, Marlene Fengler, Luciane Carminatti, Nilso Berlanda e Mauro de Nadal.

Foto Jeferson Baldo/AgAL

Sistema de educação
O Senado aprovou essa semana o relatório do senador Dário Berger, que institui o Sistema Nacional de Educação, uma demanda histórica do país, prevista na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Atualmente o Brasil conta com um sistema de segurança pública e outro de saúde, o SUS, mas até então, não tem um para organizar, modernizar, e melhorar a qualidade do ensino. “A aprovação do SNE representa o maior avanço na gestão educacional do nosso país das últimas décadas e contribuirá para o futuro de Santa Catarina e do país”, destacou Dário. A matéria segue agora para análise na Câmara dos Deputados.
foto divulgação

Exclusivo
Em roteiro por Rio do Sul, o secretário estadual da Agricultura, Altair Silva, ganhou um pingente de vidro com uma semente de trigo seu nome inscrito. A lembrança foi de Harry Dorow, presidente da Cravil (Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí). Altair e Dorow trataram do Programa Terra Boa, do governo do Estado que vai investir R$ 10 milhões para apoiar o plantio de mais de 20 mil hectares de trigo, triticale, aveia e centeio e cereais de inverno destinados à fabricação de ração e produção de silagem.

Transplantes
O vice-presidente da comissão de Saúde da ALesc, deputado Dr. Vicente Caropreso está preocupado com o critério adotado pela secretaria estadual da Saúde para definir os hospitais autorizados a realizar cirurgias de transplantes. Na visão dele, que é médico, o governo não está sabendo aproveitar a estrutura e o corpo médico qualificado montado em alguns hospitais, direcionando um número reduzido de procedimentos. Ele salienta que a secretaria poderia fazer uma revisão da distribuição dessas cirurgias para que o estado tenha mais centros de excelência em medicina.

Educação
O IFSC terá um novo prédio para pesquisa e inovação daqui dois anos. As obras do campus Florianópolis começaram essa semana, vão beneficiar cerca de oito mil alunos e teve recursos de emenda especial do deputado federal Hélio Costa, de R$ 3 milhões. Depois de pronto vai oferecer à comunidade aulas dos cursos técnicos de eletrotécnica, mecânica, eletrônica, mecatrônica, manutenção automotiva, meteorologia, astronomia, além das engenharias elétrica, eletrônica e mecatrônica, do curso bacharel em design e mestrado em sistemas de energia.

Mulheres
Essa semana foi aprovado o projeto que cria a procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Criciúma. De autoria da mesa diretora, dará maior representatividade, visibilidade e destaque às mulheres na política e ajudará combater a violência e discriminação. Também visa qualificar os debates de gênero no parlamento e encaminhar aos órgãos competentes as denúncias da população.