Pelo Estado 09 de março de 2022

Governo federal lança programa voltado às mulheres

Em cerimônia no Palácio do Planalto, pelo Dia Internacional da Mulher, foram assinados decretos que instituem programas voltados ao empreendedorismo feminino, à proteção de mulheres grávidas e à promoção da saúde menstrual. O primeiro decreto cria o Brasil para Elas, uma estratégia nacional de empreendedorismo feminino como instrumento de desenvolvimento econômico e social do país. A Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino Brasil para Elas é uma iniciativa do Ministério da Economia que inclui um conjunto de medidas para ampliar negócios controlados por mulheres e a oferta de crédito para o empreendedorismo, instrumentos de liberdade econômica individual, de promoção da igualdade de gênero, e de desenvolvimento econômico e social do país. O segundo decreto institui o Mães do Brasil, iniciativa que promove a proteção integral à gestante e à maternidade. O programa é uma iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para articular e desenvolver políticas públicas voltadas à promoção da dignidade da mulher enquanto mãe. Também foi criado o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, para combater a falta de acesso a produtos de higiene nesse período. Caberá ao Ministério da Saúde cuidar das mulheres em situação de precariedade e promover ações de educação sobre a saúde menstrual, além de oferecer acesso gratuito a absorventes higiênicos. Já o Ministério da Educação contribuirá promovendo campanha informativa nas escolas da rede pública de ensino sobre o tema e as suas consequências para a saúde. A execução do programa depende de verba orçamentária e financeira. O decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

Foto: divulgação

Força do interior
O presidente da Associação dos Jornais Diários do Interior (ADI), Lenoires da Silva, e a diretoria da entidade estiveram nesta terça-feira (8) em visita institucional ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), deputado Moacir Sopelsa (MDB), com objetivo de apresentar os encaminhamentos da ADI. A visita institucional teve como objetivo aproximar a entidade do Parlamento. O deputado Moacir Sopelsa reafirmou mais uma vez a importância dos jornais diários do interior para a comunicação de Santa Catarina.


Foto: Foto Solon Soares/Alesc

Sinal
A semana começou quente com a decisão do governador Carlos Moisés (sem partido) de sinalizar que irá ingressar no Republicanos. No Podemos, que sonha com aproximação do governador, o ex-deputado e líder da sigla, Paulinho Bornhausen, pediu desfiliação e pode ingressar no PSD ou no União Brasil. Quer ser candidato a deputado federal. O PSD do Oeste volta a defender o nome do prefeito João Rodrigues na disputa majoritária.

Sigla atenta
No MDB, maior sigla do estado, a decisão do governador Carlos Moisés, causou preocupação. A sigla deverá fortalecer a candidatura do prefeito Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, e buscar alianças com outros partidos. Lideranças medebistas defendem que a prioridade é eleger deputados estaduais – serão 41 candidatos, 28 homens e 13 mulheres – e 17 postulantes a deputado federal – 11 homens e 6 mulheres – um nome a mais do que o número total de cadeiras, uma aposta em cima da falta de coligação na proporcional.

Na esquerda
Na frente da esquerda, também há indefinições. Os petistas defendem o nome do presidente da sigla, Décio Lima, como candidato ao governo, já o PSB quer o senador Dário Berger (ainda no MDB) ou outro nome. As siglas ainda têm que lidar com o ingresso do ex-deputado Gelson Merisio (ex-PSDB) que deverá atuar na articulação estadual da frente. No PSol, já foi definido a pré-candidatura ao Senado, do vereador de Florianópolis, Afrânio Boppré. Há ainda o PDT, que gostaria de ter o ex-deputado Fernando Coruja na chapa majoritária.

Destaque nacional
Praia Grande, no Sul do estado, voltou a ser destaque nacional. Foi selecionado pelo Ministério do Turismo como um dos 25 destinos-tendências do país. A lista é formada por locais que se destacaram como as preferências dos que buscam viajar a lazer. A cidade já integrou neste ano a lista de destinos da maior plataforma de viagens do mundo, a TripAdvisor.