Mulheres serão as protagonistas nas eleições deste ano

Pelo Estado 19 e 20 de fevereiro de 2022

 

Mulheres serão as protagonistas nas eleições deste ano

Há uma grande expectativa de que as mulheres serão as grandes protagonistas nas eleições deste ano, principalmente para Assembleia Legislativa. Os partidos políticos, com a reforma eleitoral realizada em 2021, que será aplicada nas eleições deste ano, vão investir em candidatas, devido à contagem em dobro de votos daquelas que forem eleitas para o fundo partidário e eleitoral. Além disso, entidades como a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, braço pedagógico da Alesc, e a Ordem dos Advogados do Brasil – Santa Catarina (OAB/SC) estão promovendo a “Caravana da Inclusão da Mulher na Política” e outras entidades também estão empenhadas em incentivar essas candidaturas. No balcão de apostas para as eleições estão cotadas as deputadas Luciane Carminatti (PT) e Ana Campagnolo (ainda no PSL), Paulinha (sem partido) como as três prováveis mais votadas. Correm por fora, lideranças femininas que podem ser eleitas, como a ex-prefeita de São José, Adeliana Dal Pont (PSD), a presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Janice Krasniak (PSD), a ex-deputada Ana Paula Lima (PT), a advogada e jornalista Júlia Zanatta (PL), entre outras. Há várias vereadoras e ex-prefeitas convidadas a disputarem as eleições.  Para a Câmara dos Deputados, é dado como quase certo a reeleição das deputadas Ângela Amin (PP), Carmen Zanotto (Cidadania), Caroline de Toni (PSL) e Geovânia de Sá (PSDB), mas haverá mais concorrência nestas eleições, como a vice-governadora Daniela Reinehr (PL) e a empresária chapecoense, Fabiana Rodrigues (PSD).

Foto: Vicente Schmitt/Agência AL

Legenda: Caravana da Inclusão da Mulher na Alesc

 

País melhor

O empresário e ativista político Luciano Hang, afirma que vai antecipar sua decisão sobre a sua participação ou não, nas eleições deste ano. Até o início de março vai se encontrar com diversos líderes políticos para analisar a possibilidade de ser candidato ao Senado. Ele antecipa, que independentemente da decisão, seguirá lutando pelas reformas administrativa e tributária, pela liberdade econômica, pela desburocratização e diminuição da máquina pública, pelas privatizações e demais bandeiras que buscam um país melhor para todos os brasileiros.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

Imposto

As empresas e instituições financeiras têm até o próximo dia 28 para enviar aos contribuintes os comprovantes de rendimentos referentes ao ano passado. Os informes são usados para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda (IR) Pessoa Física 2022, cujo prazo de entrega está previsto para começar em 2 de março. Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem pegar os comprovantes na internet. O calendário de entrega da declaração deste ano será divulgado pela Receita nos próximos dias.

 

União Brasil

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, foi oficializado como presidente estadual do União Brasil (que une o PSL e o DEM), nesta semana. O ex-presidente do PSL e deputado federal Fábio Schiochet será o 1º vice-presidente do partido, já o ex-deputado João Paulo Kleinübing (ex-DEM) e o deputado estadual, Ricardo Alba (ex-PSL), assumem a 2ª e 3ª vice-presidência respectivamente. Não decidiram ainda o caminho os deputados Ana Campagnolo, Felipe Estevão, Jessé Lopes. Eles podem ir para o PL ou PTB.

 

5G no Sul

A Câmara Municipal de Criciúma debateu em audiência pública essa semana a tecnologia 5G com autoridades políticas, do setor tecnológico, representantes da Anate e operadoras de telefonia móvel. “Saímos do debate mais convictos de que precisamos adequar a nossa legislação para receber o 5G.  Será um grande passo para o desenvolvimento da região Sul de Santa Catarina, que promete reconfigurar o dia a dia das pessoas”, acredita o vereador que solicitou a audiência, Nícola Martins (PSDB).

Inclusão

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) iniciou nesta semana a entrega dos quase 120 veículos adaptados para o transporte de pessoas com deficiência às instituições especializadas de Santa Catarina. A iniciativa faz parte do Programa SC + Inclusiva, o maior pacote de investimentos da história da inclusão no estado.