A Assembleia Legislativa de Santa Catarina vota na tarde desta terça-feira, 20, o segundo pedido de impeachment contra o governador Carlos Moisés da Silva (PSL). Se aprovado, por 2/3 dos votos dos deputados, o PDL (Projeto de Decreto Legislativo) 11/2020 vai autorizar o segundo processo por crime de responsabilidade contra Moisés.
O processo investiga a compra de 200 respiradores da China com pagamento antecipado de R$ 33 milhões e denunciado pelo site The Intercept Brasil em abril deste ano.
Acompanhe a sessão ao vivo:
No primeiro processo de impeachment, que já foi aprovado no plenário e está a cargo do tribunal julgador, o governador e a vice poderão ser afastados já na próxima sexta-feira, 23. Neste processo, Moisés e Daniela são investigados pela equiparação do salário dos procuradores do Estado por ato administrativo, sem aprovação de lei.
Diferente do processo que investiga a equiparação salarial, na denúncia votada nesta terça-feira a vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido) foi excluída deste processo.
São necessários 27 votos (2/3 do parlamento) para dar continuidade ao processo.