Coronavírus em SC: Estado lidera ranking nacional de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus

A história não começou positiva assim, mas Santa Catarina atingiu o melhor desempenho, entre os estados brasileiros, no enfrentamento à pandemia de coronavírus. Os parâmetros estão no Ranking Covid-19 dos Estados, do Centro de Liderança Pública (CLP). Com uma nota 33% acima do Rio Grande do Sul, que ocupa a 2ª posição, Santa Catarina se consolida na liderança do ranking.

Embora enfrente um momento crítico e uma CPI que apura a suposta compra irregular de respiradores, Santa Catarina pode comemorar o status de líder no ranking e associá-lo às ações rápidas. O melhor exemplo é o decreto estadual de 17 de março, que paralisou a maioria dos serviços não essenciais no estado, como shoppings, bares, restaurantes, lojas e o transporte público.

Santa Catarina alcançou a melhor posição no enfrentamento à pandemia de coronavírus esta semana, ficando longe da média no país no quesito proporção de casos por milhão de habitantes (1.213) e taxa de mortalidade (1,59%). Além disso, o estado apresentou a 5ª menor evolução de vítimas e um alto índice de transparência: 95%.

 

O ranking de enfrentamento à pandemia de coronavírus

A avaliação do CLP considera diversos indicadores, como a proporção de casos confirmados, a evolução dos casos e o percentual de óbitos por covid-19. Também são computados os mesmos indicadores para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

O ranking também cruza as informações do Índice de Transparência da Covid-19, da Open Knowledge Brasil e os dados de isolamento social do Google. A atualização é semanal – a mais recente foi em 2 de junho – e repete a metodologia do Ranking de Competitividade dos Estados.

A intenção é avaliar, de forma comparativa, como as ações dos estados interferem nos números da covid-19 no país. Quanto maior a nota, pior é o desempenho do estado. Depois de Santa Catarina, em 1º, e do Rio Grande do Sul, em 2º, o Amapá fecha o pódio em 3º.

Na “zona de rebaixamento”, o estado de Roraima aparece em 25º, seguido pelo Rio de Janeiro em 26º e o Pará  em 27º. O outro estado da região Sul, o Paraná, está na 6ª posição no enfrentamento à pandemia de coronavírus.

Por Nícolas Horácio