Em Florianópolis, que até o momento foram realizados 10.067 testes para o novo coronavírus . Esse total é referente a testagem em serviços de saúde públicos e privados. Isso significa que foram realizados 1.529 testes por milhão de habitantes por semana, ou seja, 1.5 mais vezes que a Coréia do Sul, que apresenta uma média de 941 testes por milhão de habitantes. Os dados foram divulgados pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde .
A Coréia do Sul foi um grande exemplo mundial de testagem em massa e a administração municipal estudou a gestão de crise do país, que associado a outras medidas, tem conseguido frear a disseminação da doença em Florianópolis. A testagem em massa significa que têm sido testados os casos suspeitos da doença e seus contatos próximos ou domiciliares, mesmo que assintomáticos, bem como profissionais de saúde com sintomas respiratórios leves.
Além dos 49 Centros de Saúde, três UPAS (Continente, Norte e Sul) e o drive-thru do Terminal de Integração da Trindade (Titri), fazem testagem totalmente gratuita para a população mediante recomendação das equipes de saúde. Sempre que a população suspeitar de qualquer sintoma deve procurar o Alô Saúde Floripa pelo número 0800-333-3233.
Mantenha seu cadastro atualizado
A Prefeitura recomenda que a população de Florianópolis mantenha seu cadastro no SUS atualizado já que somente mediante atualização será possível atendimento no Alô Saúde Floripa quando necessário. Para isso, é preciso entrar em contato com o WhatsApp do Centro de Saúde mais próximo, informando nome completo, documentos e comprovante de residência.